Portal IFNMG - Inscrições para concorrer a uma vaga nos cursos gratuitos a distância na área de línguas vão até 25 de julho; acesse o link aqui Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Inscrições para concorrer a uma vaga nos cursos gratuitos a distância na área de línguas vão até 25 de julho; acesse o link aqui

Publicado: Segunda, 19 de Julho de 2021, 10h28 | Última atualização em Quarta, 11 de Agosto de 2021, 07h50

Interessados em se inscrever para concorrer a uma vaga em um dos cursos gratuitos a distância na área de línguas que serão ofertados pelo IFNMG podem acessar este link e preencher o formulário até o próximo domingo, dia 25 de julho.

A seleção será feita por sorteio, a ser realizado no dia 29 de julho. 

Os cursos ofertados são Espanhol Básico, Espanhol Intermediário, Espanhol Para Fins Específicos, Inglês Básico, Inglês Intermediário, Inglês Para Fins Específicos, Libras Avançado, Português como Segunda Língua (comunidade surda) e Redação para o ENEM. Podem participar estudantes e servidores do IFNMG e também pessoas da comunidade externa, desde que observados os requisitos mínimos exigidos pelo edital. 

Todas informações podem ser encontradas no Edital n° 13, com as normas do processo para seleção de 1695 candidatos.

Os cursos estão previstos para começar em 09 de agosto de 2021 (com exceção das segundas turmas de Espanhol/Inglês para fins específicos, que começarão em 23 de novembro) e terão a duração de 8 meses. As aulas serão ministradas na modalidade de educação a distância e atividades não presenciais, nos dias e horários definidos pela coordenação do curso, de acordo com a necessidade. Na maioria dos cursos haverá aulas síncronas (em tempo real, a distância) uma ou duas vezes por semana.

Os cursos são promovidos no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) por meio dos Centros de Línguas (CELINs) e dos Núcleos de Educação a Distância (NEADs) dos campi. As vagas nos cursos são divididas pelos polos do IFNMG, mas como as aulas são a distância, não é necessário que o candidato resida nessas cidades.

Informações, resultados e publicações referentes ao edital poderão ser acompanhadas por este link: https://www.ifnmg.edu.br/editaisextensao

Avaliação e Certificação

Os estudantes serão avaliados no decorrer do curso. Os resultados dessas avaliações serão considerados para efeitos de aprovação e ingresso no próximo nível do curso, caso seja oferecido. Serão considerados aprovados os alunos que alcançarem média igual ou superior a 60% do total aplicado ao curso e cumpram pelo menos 75% de frequência da carga horária. Ao final do curso, será fornecido ao estudante aprovado um certificado de conclusão do curso.

Cronograma

EVENTO

DATA

Publicação do Edital 

15/07/2021 

Impugnação contra o Edital 

16/07/2021

Resultado da impugnação contra o Edital 

17/07/2021

Inscrições 

18 a 25/07/2021 

Divulgação da lista Preliminar de inscritos 

26/07/2021 

Recursos contra a lista Preliminar de inscritos 

27/07/2021

Divulgação da lista de inscritos após recursos 

28/07/2021

Sorteio e divulgação da 1ª chamada 

29/07/2021 

Matrícula da 1ª chamada 

30/07/2021 a 03/08/2021 

Divulgação da 2ª chamada (se houver) 

04/08/2021 

Matrícula da 2ª chamada (se houver) 

05 e 06/08/2021 

Início dos cursos

09/08/2021

Início da turma 2 - Espanhol/Inglês para Fins Específicos 

23/11/2021 

 

Informações gerais

CURSO

OBJETIVOS DO CURSO

REQUISITO MÍNIMO

QUANTIDADE DE VAGAS DISPONÍVEIS

Espanhol Básico

Capacitar o aluno para compreender e produzir enunciados e pequenos textos além de analisar criticamente diversos contextos através das habilidades de comunicação em língua espanhola. 

Ensino fundamental completo

300

Espanhol Intermediário

Capacitar o aluno para compreender e produzir enunciados e textos em nível intermediário (B1-B2 do Marco Comum Europeu de Referência para as línguas) além de analisar criticamente diversos contextos através das habilidades de comunicação em língua espanhola. 

Ensino fundamental completo e conhecimentos prévios do idioma (nível básico)

150

Espanhol Para Fins Específicos

Proporcionar ao estudante o desenvolvimento da competência de leitura, interpretação e tradução de textos escritos em língua espanhola, além de desenvolver no aluno habilidades de compreensão auditiva, de fala e de escrita desta língua no nível elementar

Ensino médio completo

60

Inglês Básico

Formar profissionais hábeis na compreensão e produção de enunciados e pequenos textos em língua inglesa: capazes de pedir e dar informações básicas em língua inglesa: aptos a compreender e usar expressões familiares e cotidianas em inglês, fortalecer o ensino de línguas para a formação de profissionais mais completos, trabalhando as quatro habilidades inerentes aprendizagem de uma língua estrangeira(ler, escrever, escutar e falar). 

Ensino fundamental completo 

330

Inglês Intermediário

Habilitar no aluno as estruturas elementares da língua inglesa no que se refere à fala, escrita e gramática, proporcionando melhores perspectivas de mobilidade acadêmicas e empregabilidade.

Ensino fundamental completo e conhecimentos prévios do idioma (nível básico)

240

Inglês Para Fins Específicos

Expandir a habilidade de leitura da Língua Inglesa, principalmente para seleções acadêmicas, integrada à competência linguística e gramatical de forma contextualizada.

Ensino médio completo

60

Libras Avançado

Proporcionar desenvolvimento comunicacional dos alunos surdos e ouvintes em Língua de Sinais em nível avançado, aprimorando os aspectos linguísticos e culturais.

Ensino fundamental completo, idade mínima de 16 anos

180

Português como segunda Língua (comunidade surda)

Objetiva a compreensão, leitura e escrita da Língua portuguesa como L2 para alunos surdos. Aprimorando os seus conhecimentos gerais e proporcionando os aspectos da língua portuguesa como ferramenta de comunicação cotidiana. 

Ensino fundamental completo, idade mínima de 16 anos. Somente para alunos (as) surdos (as).

210

Redação para o Enem

Possibilitar aos participantes do curso a apropriação de características e especificidades do gênero “Redação do ENEM”, com vistas ao desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento de competências exigidas na produção do texto dissertativo-argumentativo, que é o tipo textual cobrado no exame.

Estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em escola pública. 

165

 

Cursos FIC Celin 2021 1

Fim do conteúdo da página