Portal IFNMG - Abertas seleções de professores visitantes/visitantes estrangeiros de Língua Portuguesa para o Campus Porteirinha e de Matemática ou Física para o Campus Diamantina Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 05 de Julho de 2021, 12h03 | Última atualização em Segunda, 05 de Julho de 2021, 12h25

Os Campi Porteirinha e Diamantina do IFNMG publicaram editais dos processos seletivos simplificados para contratação de professores visitantes/visitantes estrangeiros. No Campus Porteirinha, a vaga é para a área de Língua Portuguesa (Edital nº. 76/2021); no Campus Diamantina, para Matemática ou Física (Edital nº. 239/2021). Em ambos os casos, os professores serão contratados para 40 horas semanais.

Os candidatos devem ser portadores do título de doutor na área em que vão concorrer há, no mínimo, dois anos ou, excepcionalmente, sem o título de doutor ou com este há menos de dois anos, desde que possuam comprovada competência em ensino, pesquisa e extensão tecnológicos ou reconhecimento da qualificação profissional pelo mercado de trabalho, atestados pela comissão de seleção referente a cada edital. Exige-se dos candidatos, ainda, que sejam docentes ou pesquisadores de reconhecida competência em suas respectivas áreas e tenham produção científica relevante, preferencialmente nos últimos cinco anos.

As inscrições para as seleções estarão abertas no período de 08/07 a 15/07/2021, com envio das informações e documentos exigidos por e-mail. O endereço de e-mail informado no ato da inscrição deverá ser obrigatoriamente de uma conta do Gmail, visando à utilização do Google Meet durante a seleção.

Os processos seletivos constarão de três etapas, todas classificatórias e eliminatórias: avaliação do Curriculum Lattes, apresentação oral de projeto e prova de desempenho didático.

Dependendo da titulação dos contratados, a remuneração mensal poderá variar de R$ 3.600,54 a R$ 5.831,21. Os professores visitantes/visitantes estrangeiros também terão direito a auxílio alimentação, auxílio transporte e auxílio pré-escolar.

Objetivos

A contratação des professores visitantes/visitantes estrangeiros tem por objetivo:

- apoiar a execução dos programas de pós-graduação stricto sensu;
- contribuir para o aprimoramento de programas de ensino, pesquisa e extensão;
- contribuir para a execução de programas de capacitação docente;
- viabilizar o intercâmbio científico e tecnológico.

Os contratados poderão ministrar aulas nos cursos oferecidos pelos campi, em todos os níveis e modalidades de ensino, em disciplinas ligadas a suas áreas de formação ou afins, além de desempenhar outras atividades correlatas.

Para mais informações, consulte os editais de seleção:

- Edital nº. 76/2021: Professor visistante/visitante estrangeiro de Língua Portuguesa - Campus Porteirinha

- Edital nº. 239/2021: Professor visitante/visitante estrangeiro de Matemática ou Física - Campus Diamantina