Portal IFNMG - PREMIADOS NO SIC: Pesquisa promove inventário do patrimônio cultural da estrada de ferro Bahia-Minas em Teófilo Otoni Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 31 de Maio de 2021, 09h23 | Última atualização em Segunda, 31 de Maio de 2021, 09h26
Túnel do complexo da Gangorrinha, na zona rural de Teófilo Otoni (Foto: Alfredo Costa)
imagem sem descrição.

“Da Bahia-Minas ao Bahiminas: inventário do patrimônio cultural da estrada de ferro Bahia-Minas no município de Teófilo Otoni-MG”, de autoria de alunos e professores do IFNMG-Campi Teófilo Otoni e Almenara, foi o trabalho premiado em primeiro lugar no IX Seminário de Iniciação Científica (SIC) do Instituto, na área de Ciências Humanas. O evento, realizado neste mês de maio, premiou os três melhores trabalhos de cada uma das 12 áreas do conhecimento contempladas.

Com o projeto, que ainda está em fase de execução, os pesquisadores buscam fazer justiça histórica, ao quebrar o silenciamento que afirmam existir em relação à Estrada de Ferro Bahia-Minas (EFBM) em Teófilo Otoni. O objetivo é “promover um inventário do potencial patrimônio cultural da antiga ferrovia no município “para fins de valorização e adoção de políticas públicas municipais capazes de fomentar a conservação, a recuperação, a salvaguarda e a difusão do patrimônio material ferroviário”.

A EFBM começou a ser construída no final do século XIX e tinha o propósito de interligar Ponta de Areia, distrito de Caravelas, no extremo Sul da Bahia, a Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, região Nordeste de Minas Gerais. Os autores do trabalho registram: “Com uma extensão total de 578 quilômetros, a construção da EFBM abarcou um período imperial e republicano da nossa história, marcou gerações, influenciou a economia regional e contribuiu para a existência de uma série de marcos patrimoniais que ainda insistem em revelar-se na paisagem mesmo mais de meio século após sua intrincada extinção”.

A ferrovia chegou a Teófilo Otoni em 1898, tendo um papel determinante para o crescimento urbano, e foi extinta 68 anos depois, durante a ditadura militar. Apesar dessa importância histórica, os pesquisadores avaliam que há um silenciamento em relação ao tema: “Teófilo Otoni, diferente de outras cidades também atingidas pelo desmantelamento da ferrovia, ostenta o monumento da ferrovia na Praça Tiradentes, no canto, silenciado não apenas pelo fim da ferrovia, mas principalmente pela ausência de reflexão sobre a ferrovia e as pessoas que dela viveram.”

Daí a iniciativa dos pesquisadores de fazer o levantamento do patrimônio da EFBM. E eles fazem questão de afirmar que, neste caso, “o conceito de patrimônio não está ligado apenas aos valores dos grandes nomes, empresas e políticos do passado; mas ao reconhecimento do patrimônio do trabalho, entre trilhos, pontilhões e túneis, que formaram comunidades que verão ressignificar seu lugar na história da cidade de Teófilo Otoni.”

Resultados

O trabalho de campo dos pesquisadores permitiu georreferenciar e mapear 16 reminiscências arquitetônicas, constituídas por estações ferroviárias, casas de turmas, pontilhão, locomotiva, túneis e outras edificações que fazem referência à temática. Também foram realizadas entrevistas com outros pesquisadores da temática ferroviária, cineastas e ex-ferroviários residentes no município de Teófilo Otoni.

Está em fase final a prototipação de um ambiente de geovisualização na plataforma do ArcGIS Online, em que o usuário encontrará a espacialização das reminiscências arquitetônicas da EFBM, a caracterização fotográfica e a condição de preservação. O acesso é pelo endereço https://arcg.is/0LGW1H. Outras informações e materiais relevantes da pesquisa - acervos fotográficos históricos e atuais, publicações científicas, mapas e vídeos - serão disponibilizadas no portal do Museu Virtual do Vale do Mucuri (MUVIM), uma iniciativa de digitalização e registro de informações históricas e geográficas da região que está em fase de organização pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com o apoio do IFNMG-Campus Teófilo Otoni.

O trabalho vencedor do IX SIC do IFNMG na área de Ciências Humanas é de autoria de Letícia Maria de Almeida Costa, aluna do curso técnico em Agropecuária do Campus Teófilo Otoni, Maria Eduarda Lopes e Thiago Souza Júnior, alunos do curso técnico em Informática do Campus Almenara. Os orientadores são os professores Sérgio Lana Morais, do Campus Teófilo Otoni, e Alfredo Costa, que recentemente mudou do Campus Almenara para o Campus Pirapora.

Para mais informações, acesse o resumo “Da Bahia-Minas ao Bahiminas: inventário do patrimônio cultural da estrada de ferro Bahia-Minas no município de Teófilo Otoni-MG”

IMG 8780 portal

Estação Ferroviária de Pedro Versiani, distrito de Teófilo Otoni construída em 1897 e
atualmente descaracterizada (Foto: Sérgio Lana Morais)