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Relatório de Gestão 2020 do IFNMG está disponível para consulta pública

Publicado: Quinta, 27 de Maio de 2021, 12h16 | Última atualização em Quinta, 27 de Maio de 2021, 12h23

O Relatório de Gestão do IFNMG referente ao exercício de 2020 está disponível para consulta de toda a comunidade neste portal eletrônico. O documento, aprovado pelo Conselho Superior do Instituto no último dia 07 de maio, foi elaborado com o intuito de prestar contas à sociedade, da forma mais simples, condensada e esclarecedora possível, como a Instituição geriu seus recursos financeiros e humanos no ano que passou. São informações, na forma de gráficos, imagens, esquemas e textos, que apresentam a forma de trabalho e o desempenho nas esferas da governança, eficácia, eficiência, conformidade, economicidade e sustentabilidade.

“Definitivamente, foi um ano dos mais difíceis, não somente para este Instituto, como também para o Brasil e para o mundo inteiro, momento em que nos vimos encurralados, desarmados e obrigados a tomar medidas drásticas, em consequência da mortal pandemia causada pelo coronavírus”, ressalta a reitora do IFNMG, professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva.

Além das imposições da covid-19, também marcou a gestão do IFNMG no ano de 2020 a troca de servidores nos cargos de reitor e de dirigentes da maioria dos campi. Os gestores foram eleitos em consulta feita aos três segmentos da comunidade acadêmica – docentes, técnicos administrativos e alunos.

Ensino

A reitoria Joaquina Nobre afirma que, em 2020, o IFNMG trabalhou muito para que a entrega dos serviços à comunidade fosse a mais bem-sucedida possível, dentro das possibilidades de uma instituição que teve suas atividades de ensino temporariamente paralisadas e em que os servidores passaram a desenvolver a maior parte do trabalho remotamente.

A oferta de cursos técnicos e superiores presenciais foi uma das atividades mais impactadas no âmbito do Instituto. Após um período de paralisação das aulas presenciais, com suspensão temporária dos calendários letivos, as atividades pedagógicas foram retomadas gradativamente, de forma não presencial, o que exigiu que o IFNMG se desdobrasse para normatizar esse novo modo de trabalhar com seus alunos e garantir que eles tivessem equipamentos e meios de acesso à internet.

O cenário de exceção enfatizou a importância do ensino a distância e uma projeção de educação cada vez mais híbrida e tecnológica. Mesmo diante dessa inequívoca constatação, que fez vislumbrar inúmeras possibilidades, a educação a distância no IFNMG teve que desacelerar o ritmo a que estava acostumada nos anos anteriores. Isso porque 2020 representou o final de um ciclo de oferta com grandes quantitativos de vagas com fomento externo e início de um ciclo voltado para sustentabilidade e oferta própria, executada pelas unidades do IFNMG.

A oferta de cursos técnicos na modalidade a distância chegou a quase 1.500 alunos em 2020. Assim, o Instituto reafirmou o compromisso com a busca e apresentação de soluções inovadoras para mitigar os impactos da mudança de cenário, com a escassez de recursos via programas de fomento externo para capilarizar e democratizar o acesso à educação pública, via ensino a distância.

Pesquisa e extensão

Embora o número de projetos de pesquisa estivesse em tendência de crescimento gradativo entre os anos de 2017 e 2019, 2020 trouxe o cenário da pandemia da covid-19, criando, sobretudo, dificuldades para o desenvolvimento das pesquisas.  Foram 262 projetos cadastrados ao longo do ano, queda de 29% em relação ao ano anterior. Apesar dos impactos negativos, o cenário pandêmico também abriu portas para a pesquisa. Foram registrados 15 projetos de pesquisadores do IFNMG relacionados à covid-19.

Seguindo a mesma tendência, a extensão também registrou alguns resultados negativos, como redução de 62,12% na participação de alunos nos projetos e de 20,45% no total de projetos desenvolvidos, em relação ao ano de 2019. Alguns números, no entanto, foram positivos: aumento de 45,24% da população beneficiada pelos projetos de extensão e de 49,77 % no total de servidores envolvidos, em relação ao ano anterior. Especificamente quanto à demanda induzida, a área temática no ano de 2020 foi relacionada à covid-19, com execução de 44 projetos de extensão.

Assistência estudantil

A assistência estudantil foi uma das áreas que mereceu grande atenção da gestão do IFNMG em 2020. Diante do contexto vivenciado, houve a necessidade de execução de ações específicas para que os estudantes tivessem condições de participar das aulas no formato remoto. A continuidade dos editais vigentes do Programa de Assistência e Apoio ao Estudante foi uma dessas ações, somada ao fortalecimento do Programa de Auxílio Emergencial, que propicia um valor financeiro aos estudantes que, momentaneamente, necessitam de apoio financeiro para conseguir continuar suas atividades escolares/acadêmicas, em razão de uma calamidade pública ou outras vicissitudes que possam implicar negativamente nas condições de permanência escolar do discente e/ou em risco iminente de evasão. O edital de auxílio emergencial da covid-19 beneficiou 874 alunos em 2020.

Eventos e comunicação

Outro setor consideravelmente prejudicado, com números bastante reduzidos em relação aos anos anteriores, foi o de eventos, principalmente devido à necessidade de isolamento social.

Foi justamente essa condição, no entanto, que permitiu à comunicação do IFNMG ampliar a quantidade e o alcance de suas ações e ferramentas, que passaram a ser, algumas vezes, as únicas formas de diálogo do IFNMG com seus públicos. Aproveitando a necessidade desse momento, houve expressivo aumento do número de postagens e realização de “lives” sobre diversos temas no Instagram, rede social de maior uso entre os públicos prioritários do IFNMG, notadamente, a juventude. Outro destaque foi o canal do IFNMG no Youtube, que experimentou aumento de 43% no número de seguidores em relação a 2019.

Para mais informações sobre esses e outros aspectos relativos à gestão do IFNMG, acesse o Relatório de Gestão.

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