Portal IFNMG - PREMIADOS NO SIC 2021: Estudo avaliou tempo de ruminação em ovinos alimentados com farelo de palma forrageira em substituição ao milho grão Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 27 de Maio de 2021, 07h28 | Última atualização em Quinta, 27 de Maio de 2021, 09h37
O experimento foi realizado no setor de Ovinocultura do IFNMG-Campus Salinas, com 28 borregas
imagem sem descrição.

“Tempo de ruminação em ovinos alimentados com farelo de palma forrageira em substituição ao milho grão”, de autoria de alunos e professores dos Campi Salinas e Teófilo Otoni, foi o trabalho premiado em primeiro lugar no IX Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG, na área de Ciências Agrárias-Produção Animal. O evento, realizado neste mês de maio, premiou os três melhores trabalhos de cada uma das 12 áreas do conhecimento contempladas.

O estudo segue a linha de outras pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no sentido de encontrar fontes alternativas para a nutrição de ruminantes que venham substituir o milho, principal fonte de energia utilizada nas rações e que sofre grande variação de preço ao longo do ano. Nesse contexto, segundo os autores do trabalho, "a palma forrageira tem se tornado alternativa viável como fonte de energia devido ao seu alto teor de carboidratos não fibrosos e a sua alta adaptação às condições edafoclimáticas do semiárido" - ou seja, boa adaptação ao conjunto de fatores que definem esse ambiente, tais como clima, temperatura, umidade do ar, tipo de solo, níveis de precipitação e relevo.

O experimento foi realizado no setor de Ovinocultura do IFNM-Campus Salinas, com 28 borregas. Foram experimentados quatro tipos de tratamentos dos ovinos, com a inclusão, na dieta dos animais, do farelo de palma forrageira em substituição ao milho nas proporções de 25%, 50%, 75% e 100%. A conclusão dos autores do trabalho foi que "a inclusão do farelo de palma forrageira em dietas de ovinos confinados em substituição ao milho grão não influencia o tempo de ruminação desses animais".

O trabalho é de autoria de Liliane Duarte da Silva, aluna do curso de Medicina Veterinária, em coatoria com o colega de curso Henrique Oliveira Almeida e os alunos do mestrado profissional em Nutrição Animal Robspierre Ferraz de Souza e Luiz Rodolfo Antunes Quaresma, todos do Campus Salinas. Os orientadores são os professores Antônio Eustáquio Filho, do Campus Salinas, e Wagner Aziz Garcia de Araújo, do Campus Teófilo Otoni.

Para mais informações, acesse o resumo “Tempo de ruminação em ovinos alimentados com farelo de palma forrageira em substituição ao milho grão”.