Portal IFNMG - IFNMG abre seleção para cadastro de reserva de professores para o curso de licenciatura em Pedagogia, na modalidade EAD Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 21 de Maio de 2021, 11h20 | Última atualização em Sexta, 21 de Maio de 2021, 11h31

O IFNMG está com inscrições abertas, até o dia 28/05/2021, para o processo seletivo de formação de cadastro de reserva de bolsistas para atuarem como professores formadores no curso de licenciatura em Pedagogia. O curso é ofertado pelo Instituto na modalidade a distância, por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Exige-se dos candidatos graduação em Pedagogia e pós-graduação stricto sensu (mestrado e/ou doutorado) em qualquer área do conhecimento, além de experiência mínima, comprovada, de um ano no magistério superior.

Serão formados cadastros de reserva para professores das seguintes disciplinas: Fundamentos da Educação Infantil, Currículo e Diversidade Cultural, Didática I, Política Educacional Brasileira, Tecnologia Aplicada à Educação, Prática de Ensino III: a escola como espaço de análise e pesquisa, Fundamentos e Metodologia da Ciência aplicada à Educação Infantil, Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa aplicada à Educação Infantil, Fundamentos e Metodologia da Sociedade aplicada à Educação Infantil (História e Geografia), Fundamentos e Metodologia da Matemática aplicada à Educação Infantil, Didática II e Prática de Ensino IV: Educação, trabalho e sustentabilidade.

As inscrições devem ser realizadas pelo preenchimento de formulário eletrônico. O candidato, ao efetivar sua inscrição, fará a opção por uma das categorias previstas: categoria 1 (servidor do quadro efevo do IFNMG) ou categoria 2 (professor externo). O candidato poderá realizar até duas inscrições no processo seletivo, desde que seja para disciplinas de períodos distintos.

Os candidatos serão classificados de acordo com a ordem de pontuação obtida segundo critérios estabelecidos no edital, que necessitarão de comprovação documental caso o candidato seja convocado para tal. As vagas, quando houver, serão preenchidas de acordo com a ordem de classificação, sendo convocados, prioritariamente, os candidatos que forem também servidores concursados do IFNMG. Caso as vagas não sejam preenchidas, poderão ser convocados professores externos classificados no processo seletivo.

O valor mensal da bolsa dependerá do tempo de experiência do professor no magistério superior: R$ 1.300 para quem tiver três anos de experiência (professor formador I) e R$ 1.100 para experiência de um ano (professor formador II).

Entre as atribuições do professor formador estão: planejar, ministrar, acompanhar e avaliar todas as atividades da disciplina, incluindo seminários e atividades práticas, e atividades a distância; e gravar videoaulas e/ou webinários, no Cead/IFNMG, em Montes Claros.

Para mais informações, consulte o Edital nº 07/2021 do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cead) do IFNMG.