Portal IFNMG - Campus Almenara abre inscrições para curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, em regime de alternância, nesta sexta, 14 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 13 de Maio de 2021, 10h36 | Última atualização em Quinta, 13 de Maio de 2021, 10h44

A partir desta sexta-feira, 14/05, até 06/06/2021, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo que visa preencher 40 vagas no curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, em regime de alternância, no IFNMG-Campus Almenara, para o ano letivo de 2021. A inscrição e todo o curso são inteiramente gratuitos.

De acordo com a lei de cotas, o IFNMG reserva 20 vagas para estudantes vindos(as) de escolas públicas, parte delas para candidatos(as) de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Há, ainda, uma vaga reservada para candidato com deficiência, indendentemente do tipo de escola que frequentou, e uma vaga para quem veio de Escola Família Agrícola (EFA).

O curso é oferecido a quem já tenha concluído o ensino fundamental e ainda a quem tenha cursado ou não o ensino médio. Na forma integrada em regime de alternância, o aluno, com apenas uma matrícula, cursa disciplinas que envolvem conhecimentos do ensino médio e competências da educação profissional.

As aulas são organizadas em regime de alternância entre atividades realizadas no IFNMG-Campus Almenara e atividades realizadas no campo (espaço familiar e comunitário). O curso será realizado na modalidade presencial, exceto neste momento pandêmico, tendo a Pedagogia da Alternância como base metodológica para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de conteúdos e atividades. O processo educativo alternará tempos/espaços de formação: escolar e familiar/comunitário.

Inscrição e seleção

As inscrições devem ser feitas com o envio de ficha de inscrição, questionário pessoal e carta de intenção para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os documentos a serem preenchidos e enviados constam como anexos do edital de seleção. Caberá ao candidato verificar, no e-mail utilizado no ato da inscrição, a confirmação do recebimento por parte do IFNMG-Campus Almenara.

A classificação dos candidatos inscritos será feita a partir da pontuação obtida no questionário pessoal e na carta de intenções, conforme critérios definidos pelo edital. A documentação que comprova as informações prestadas pelo candidato só deverá ser apresentada ao IFNMG, para conferência, se ele for aprovado, no momento da matrícula.

Acesse aqui o Edital nº 34/2021 do IFNMG-Campus Almenara, seus anexos e demais documentos referentes ao processo seletivo.

Fique atento ao cronograma:

cronograma