Portal IFNMG - Defesa da ciência marca solenidade de abertura do IX Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Defesa da ciência marca solenidade de abertura do IX Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG

Publicado: Terça, 11 de Maio de 2021, 11h30 | Última atualização em Terça, 11 de Maio de 2021, 13h18

abertura noticia interno

A defesa da ciência deu a tônica ao evento de abertura oficial do IX Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG, transmitido online na noite dessa segunda-feira, 10, por meio do youtube.com/IFNMG e acompanhado por uma média superior a 300 pessoas. A solenidade marcou o início de uma maratona de 106 atividades – entre palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e apresentações de trabalhos –, das quais participarão cerca 12,7 mil inscritos, até a próxima sexta-feira, 14.

Entre as autoridades presentes na cerimônia, o deputado federal Leoardo Monteiro e o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, em seus discursos, foram enfáticos em ressaltar a importância da realização de um evento como o SIC, de valorização e divulgação científica, em um momento tão crítico como o que vivemos, de negacionismo em relação à ciência. E destacaram a importância do papel que o IFNMG exerce neste momento nas regiões em que está inserido, de promoção da ciência, da tecnologia e da educação.

Importância que cresce continuamente, como sinaliza o número recorde de inscrições no SIC em relação às edições anteriores. Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Edinei Canuto Paiva, esse número “demonstra que nosso Instituto está bem estabelecido em termos de ensino, pesquisa e extensão”. Apesar disso, o pró-reitor lembra que houve redução no número de submissões de trabalhos para apresentação no evento em relação à edição anterior, o que, segundo ele, reflete os cortes orçamentários e as restrições impostas pela pandemia, que tiveram grande impacto para a pesquisa no país.

Resiliência e resistência

Joaquina Nobre, reitora do IFNMG, também frisou a relevância do evento em relação ao momento atual: “A realização do SIC com essa quantidade de participantes, que, com certeza, são amantes e defensores da pesquisa, reflete a importância do conhecimento, da inovação e da pesquisa, não só em prol da nossa região, mas para todo o país. E esse reconhecimento é muito importante, principalmente nos dias e tempos que estamos vivendo”. E acrescentou: “Sabemos que pesquisa e conhecimento salvam vidas de doenças, como a Covid-19, e salvam vidas da ignorância”.

A professora Joaquina reafirmou o compromisso do IFNMG de continuar produzindo pesquisa e conhecimento, mas também alertou para o risco que esse trabalho corre em função dos cortes no orçamento. “Não se faz ciência sem investimento”, alertou a reitora, ao afirmar que o Instituto terá que sobreviver no ano de 2021 com um orçamento equivalente ao ano do ano de 2010 – naquela época, a estrutura do Instituto era muito menor e a realidade econômica do país, mais favorável.

A reitora destacou, ainda, a resiliência dos servidores do IFNMG, especialmente do Campus Teófilo Otoni e da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, que, mesmo diante das adversidades, seguiram com o desafio de realizar o IX SIC – o evento estava previsto para acontecer em 2020, presencialmente, no Campus Teófilo Otoni. “A realização deste evento, com todos os participantes, com tudo o que ele mobilizou, com todas as pesquisas a serem apresentadas, com todas as oportunidades de aprendizado, é, na verdade, um movimento de resistência”, afirmou Joaquina Nobre.

A solenidade de abertura do IX contou, também, com a presença de outros integrantes da gestão do Instituto, da Reitoria e dos campi, como a anfitriã “virtual” do evento e diretora-geral do IFNMG-Campus Teófilo Otoni, Ana Cláudia Gonçalves de Sá Jardim; do Coordenador-Geral do evento e coordenador de pesquisa do Campus Teófilo Otoni, professor Wagner Azis Garcia de Araújo; da representante dos alunos do IFNMG-Campus Teófilo Otoni, Elisa Gutierrez Correa; do presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, Fábio Lemes; do gerente do Sebrae Regional Vales do Mucuri e Jequitinhonha, Rogério Nunes Fernandes; e do superintendente do Hospital Santa Rosália, Leonardo Seixas.

Após a abertura oficial do evento, foi transmitida a palestra "A educação para um mundo exponencial", com José Motta Filho, professor, pesquisador e consultor em Metodologias Ativas de Aprendizagem e Tecnologias Educacionais.

Para assistir a cerimônia de abertura do IX SIC e a palestra de abertura, acesse: youtube.com/IFNMG

Para acompanhar a programação do evento, acesse: www.ifnmg.edu.br/sic2021

Fim do conteúdo da página