Portal IFNMG - Defesa da ciência marca solenidade de abertura do IX Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 11 de Maio de 2021, 11h30 | Última atualização em Terça, 11 de Maio de 2021, 13h18

abertura noticia interno

A defesa da ciência deu a tônica ao evento de abertura oficial do IX Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG, transmitido online na noite dessa segunda-feira, 10, por meio do youtube.com/IFNMG e acompanhado por uma média superior a 300 pessoas. A solenidade marcou o início de uma maratona de 106 atividades – entre palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e apresentações de trabalhos –, das quais participarão cerca 12,7 mil inscritos, até a próxima sexta-feira, 14.

Entre as autoridades presentes na cerimônia, o deputado federal Leoardo Monteiro e o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, em seus discursos, foram enfáticos em ressaltar a importância da realização de um evento como o SIC, de valorização e divulgação científica, em um momento tão crítico como o que vivemos, de negacionismo em relação à ciência. E destacaram a importância do papel que o IFNMG exerce neste momento nas regiões em que está inserido, de promoção da ciência, da tecnologia e da educação.

Importância que cresce continuamente, como sinaliza o número recorde de inscrições no SIC em relação às edições anteriores. Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Edinei Canuto Paiva, esse número “demonstra que nosso Instituto está bem estabelecido em termos de ensino, pesquisa e extensão”. Apesar disso, o pró-reitor lembra que houve redução no número de submissões de trabalhos para apresentação no evento em relação à edição anterior, o que, segundo ele, reflete os cortes orçamentários e as restrições impostas pela pandemia, que tiveram grande impacto para a pesquisa no país.

Resiliência e resistência

Joaquina Nobre, reitora do IFNMG, também frisou a relevância do evento em relação ao momento atual: “A realização do SIC com essa quantidade de participantes, que, com certeza, são amantes e defensores da pesquisa, reflete a importância do conhecimento, da inovação e da pesquisa, não só em prol da nossa região, mas para todo o país. E esse reconhecimento é muito importante, principalmente nos dias e tempos que estamos vivendo”. E acrescentou: “Sabemos que pesquisa e conhecimento salvam vidas de doenças, como a Covid-19, e salvam vidas da ignorância”.

A professora Joaquina reafirmou o compromisso do IFNMG de continuar produzindo pesquisa e conhecimento, mas também alertou para o risco que esse trabalho corre em função dos cortes no orçamento. “Não se faz ciência sem investimento”, alertou a reitora, ao afirmar que o Instituto terá que sobreviver no ano de 2021 com um orçamento equivalente ao ano do ano de 2010 – naquela época, a estrutura do Instituto era muito menor e a realidade econômica do país, mais favorável.

A reitora destacou, ainda, a resiliência dos servidores do IFNMG, especialmente do Campus Teófilo Otoni e da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, que, mesmo diante das adversidades, seguiram com o desafio de realizar o IX SIC – o evento estava previsto para acontecer em 2020, presencialmente, no Campus Teófilo Otoni. “A realização deste evento, com todos os participantes, com tudo o que ele mobilizou, com todas as pesquisas a serem apresentadas, com todas as oportunidades de aprendizado, é, na verdade, um movimento de resistência”, afirmou Joaquina Nobre.

A solenidade de abertura do IX contou, também, com a presença de outros integrantes da gestão do Instituto, da Reitoria e dos campi, como a anfitriã “virtual” do evento e diretora-geral do IFNMG-Campus Teófilo Otoni, Ana Cláudia Gonçalves de Sá Jardim; do Coordenador-Geral do evento e coordenador de pesquisa do Campus Teófilo Otoni, professor Wagner Azis Garcia de Araújo; da representante dos alunos do IFNMG-Campus Teófilo Otoni, Elisa Gutierrez Correa; do presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, Fábio Lemes; do gerente do Sebrae Regional Vales do Mucuri e Jequitinhonha, Rogério Nunes Fernandes; e do superintendente do Hospital Santa Rosália, Leonardo Seixas.

Após a abertura oficial do evento, foi transmitida a palestra "A educação para um mundo exponencial", com José Motta Filho, professor, pesquisador e consultor em Metodologias Ativas de Aprendizagem e Tecnologias Educacionais.

Para assistir a cerimônia de abertura do IX SIC e a palestra de abertura, acesse: youtube.com/IFNMG

Para acompanhar a programação do evento, acesse: www.ifnmg.edu.br/sic2021