Portal IFNMG - Com recorde de 12,7 mil inscritos, IFNMG abre IX Seminário de Iniciação Científica nesta segunda, a partir das 18 horas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 10 de Maio de 2021, 11h52 | Última atualização em Segunda, 10 de Maio de 2021, 13h28

O IFNMG inicia na noite desta segunda-feira, dia 10, a nona edição, e a primeira na versão online, de seu maior evento da área de pesquisa, o Seminário de Iniciação Científica (SIC), que conta com o recorde entre todas as edições do evento: 12,7 mil inscritos, em mais de cem atividades cadastradas. A abertura oficial será a partir das 18 horas, com participação da reitora do Instituto, professora Joaquina Nobre, e transmissão ao vivo pelo youtube.com/IFNMG.

Após a abertura, será transmitida a palestra "A educação para um mundo exponencial", com José Motta Filho, professor, pesquisador e consultor em Metodologias Ativas de Aprendizagem e Tecnologias Educacionais. Ele abordará a importância da educação empreendedora, tecnológica e inovadora para a ampliação das oportunidades de desenvolvimento de novos negócios e atuação em diferentes segmentos.

A programação continua na manhã desta terça, 11, e segue até a próxima sexta-feira, 14, com minicursos, oficinas, palestras, mesas-redondas, apresentação oral de trabalhos e o evento de desafios de empreendedorismo e inovação Fator S Challenge, realizado pelo Sebrae Minas.

Oportunidades

A cada edição, a organização do SIC fica sob a responsabilidade de um dos campi do IFNMG. Neste ano, está cargo do Campus Teófilo Otoni. Apesar disso, o SIC é um evento de todo o Instituto, que busca congregar os pesquisadores de todas as unidades e também de outras instituições. “O evento reúne um grande número de pesquisadores, professores, alunos e outras pessoas da academia para divulgar, discutir e compartilhar seus trabalhos mais recentes”, afirma o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Edinei Canuto Paiva. O pró-reitor enfatiza a importância do evento para os acadêmicos do IFNMG, que podem aproveitar a oportunidade para “apresentar um trabalho ou publicar em anais para construção do currículo, ou optar por participar como observadores, para fazer networking e ter oportunidade de conversar sobre sua área para direcionar sua carreira para uma especialidade”.

O professor Ednei reconhece que o formato online, inevitável em tempos de isolamento social, pode prejudicar o contato mais próximo entre convidados e participantes. No entanto, ele acredita que há, também, ganhos, como em relação ao alcance do evento, que permitiu atingir um público recorde em relação às versões anteriores e presenciais do SIC.

Robspierre Ferraz de Sousa, aluno do Mestrado Profissional em Nutrição Animal do IFNMG-Campus Salinas e coordenador técnico da Emater-MG na Unidade Regional em Almenara, concorda que a participação no SIC é muito importante para o crescimento acadêmico e profissional. O trabalho inscrito por ele foi um dos 96 selecionados para apresentação oral, entre os 541 inscritos no evento. “Tempo de alimentação em ovinos alimentados com farelo de palma forrageira em substituição ao milho grão” é um resumo do trabalho desenvolvido por Robspierre no mestrado, sob a orientação do professor Paulo Eduardo Ferreira Santos, e como parte de projeto coordenado pelo professor Antônio Eustáquio Filho, ambos do IFNMG-Campus Almenara.

Transmissão e certificados

Todas as atividades do SIC serão transmitidas online no site do evento e qualquer pessoa poderá acompanhar. No entanto, apenas terão direito a certificado os participantes que se inscreveram previamente para determinada atividade e acompanharem a transmissão logados no site do SIC. O próprio participante deverá emitir seu certificado na plataforma. Além da transmissão em tempo real, os vídeos das atividades do SIC ficarão disponíveis no site do evento, para que o participante possa assistir posteriormente.

Mais informações no site do IX SIC.