Portal IFNMG - Partilha que vale: Lançado blog para divulgar reflexões sobre educação em tempos de pandemia Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 03 de Maio de 2021, 14h34 | Última atualização em Quarta, 05 de Maio de 2021, 09h47
imagem sem descrição.

O Grupo de Estudos e Práticas Pedagógicas (GEPPE) do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) lançou nesta segunda-feira (03/05) o blog “Partilha que vale” para reunir análises e reflexões do Grupo e de demais servidores sobre o fenômeno educacional a partir das mudanças nas relações de sociabilidade decorrentes da pandemia da covid19. Servidores de todo o Instituto estão convidados para enviar suas “partilhas” de vivências, experiências e inquietações pedagógicas.

O blog, que pode ser acessado no link partilhaquevale.ifnmg.edu.br, já conta com textos de professores de diferentes campi do Instituto e semanalmente terá novas reflexões. Além dos textos, conta também com a seção “Eventos”, onde são disponibilizadas informações sobre eventos relacionados às temáticas do Grupo de Estudos; “Partilhas”, que é aberto para publicação de vivências pedagógicas no desenvolvimento de conteúdos durante as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (ANPs); e “Momentos de Formação”, com links para revistas eletrônicas e palestras para enriquecer os aprendizados.

O Blog é ilustrado por uma produção do artista e professor de artes do IFNMG - Campus Araçuaí, professor Ernani Calazans, de um sol sobre a montanha e um rio onde navegam pescadores e lavadeiras, dialogando com a ideia dos “Vales”, subentendida no título do Blog.

Como destaca o pró-reitor do ensino do IFNMG, professor Ricardo Cardozo, o nome traz propositalmente esse duplo sentido: “primeiro, porque partilhar vale a pena, a partilha numa perspectiva de criação de uma rede de solidariedade pedagógica, onde possamos ter intercâmbio de formações, informações e experiências de práticas pedagógicas inovadoras; e além disso pensamos nos nossos diversos Vales - do Jequitinhonha, do Mucuri, do São Francisco, do Urucuia - que banham a nossa área de abrangência”, destaca Ricardo.

A carta de apresentação do espaço, que é a primeira postagem, do blog, reforça que “o propósito não é apenas compartilhar conhecimentos para o aprimoramento da prática educacional, mas, sobretudo, reconhecer o protagonismo de todos os servidores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da nossa instituição como, também, agentes produtores de conhecimento”,

Confira o vídeo de lançamento do blog, com a fala do pró-reitor e de servidores do GEPPE de diferentes unidades do Instituto: