Portal IFNMG - IFNMG ofertará minicurso de acessibilidade comunicacional para professores de alunos surdos e membros do Coen, Cepe, Codir e Consup Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 28 de Abril de 2021, 09h55 | Última atualização em Quarta, 28 de Abril de 2021, 10h05

acessibilidade comunicacional portalEstão abertas as inscrições para o minicurso de Acessibilidade Comunicacional, que será ofertado pelo IFNMG a professores que atuam diretamente com os alunos surdos da Instituição e também a membros do Comitê de Ensino (Coen), da Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), do Colégio de Dirigentes (Codir) e do Conselho Superior (Consup). Os interessados devem inscrever-se até o dia 14/05, por meio de formulário eletrônico.

O minicurso será ofertado de 17/05 a 07/06, com 20 horas de duração, por meio de videoaulas gravadas, material para estudo individual e momento de reflexão online. O curso oportunizará que os participantes conheçam as questões que preveem a acessibilidade surda e dialoguem sobre elas, uma vez que são relativamente recentes as leis que regulamentam a profissão de tradutor/intérprete, que normatizam os direitos dos surdos e que garantem o ensino e o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

"Esse curso é uma demanda antiga, já que a profissão do tradutor/interprete é pouco conhecida e existem poucos profissionais nesse cargo na Instituição", explica o servidor Nivaldo de Oliveira Boaventura Filho, que vai coordenar o minicurso, com a colaboração de todos os tradutores/intérpretes do IFNMG..

A oferta do minicurso de Acessibilidade Comunicacional é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino do IFNMG, por meio da Coordenação de Programas e Projetos de Ensino (CPPE).

Acesse o formulário de inscrição.