Portal IFNMG - IFNMG-Campus Araçuaí inicia implantação de Unidade de Referência Tecnológica (URT) da Embrapa Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 27 de Abril de 2021, 11h01 | Última atualização em Terça, 27 de Abril de 2021, 11h12
Preparo da área para a implantação da URT da Embrapa no IFNMG-Campus Araçuaí
imagem sem descrição.

O IFNMG consolida mais uma importante ação para incrementar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e fortalecimento das cadeias produtivas do Vale do Jequitinhonha, com a Unidade de Referência Tecnológica (URT) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que está em implantação no Campus Araçuaí. A ação resulta de uma articulação com a Embrapa Milho e Sorgo, de Sete Lagoas (MG), a Prefeitura Municipal de Araçuaí e a Emater-MG, e vem demonstrar que, mesmo neste momento de dificuldades e desafios, em função da pandemia, o Instituto vem buscando desenvolver suas atividades por meio de parcerias com instituições empenhadas em contribuir com o desenvolvimento local.

A URT do Campus Araçuaí será uma das unidades destinadas a produzir dados experimentais e testar variedades da Embrapa em regiões específicas, a exemplo do que ocorre no IFNMG-Campus Almenara, onde uma URT foi implantada desde outubro de 2019. No Campus Araçuaí, a princípio, a unidade será focada em tecnologias para a produção de palma forrageira e implantação de sistemas de Integração Lavoura Pecuária (ILP), consorciando as culturas de milho e sorgo com diferentes variedades de plantas forrageiras.

Segundo o diretor-geral do IFNMG-Campus Araçuaí, Irã Pinheiro Neiva, a implantação da URT é uma excelente oportunidade de aproximação de servidores e alunos com os produtores rurais da região em busca de maior aplicabilidade do que está sendo apresentado para as condições específicas da região. “É esse diálogo entre professores, pesquisadores, alunos e produtores que trará bons resultados a partir da implantação da URT”, comenta.

Com informações de www.ifnmg.edu.br/aracuai