Portal IFNMG - IFNMG e Câmara Municipal de Montes Claros assinam Protocolo de Intenções para cooperação técnica, científica e educacional Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 14 de Abril de 2021, 07h25 | Última atualização em Quarta, 14 de Abril de 2021, 07h25

Em reunião solene realizada nesta terça-feira (13/04), a reitora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), professora Joaquina Nobre, e o presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, vereador Cláudio Rodrigues de Jesus, assinaram um Protocolo de Intenções que visa promover a cooperação técnica, científica e educacional entre as duas instituições, visando o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências. O evento foi transmitido pela TV Câmara Montes Claros e pode ser assistido neste link.

Segundo o Protocolo, que foi publicado nesta quarta (14/04) no Diário Oficial do Município de Montes Claros, as atividades serão desenvolvidas a partir de programas e/ou projetos conjuntos, e operacionalizadas através de Convênios, Acordos de Parceria ou Contratos específicos. Servidores, dependências e equipamentos das instituições das instituições poderão ser utilizados para o desenvolvimento das ações. Um desses projetos que já vem sendo gestado é a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Câmara, a partir da experiência e orientações do IFNMG, que já usa o sistema há alguns anos.

Durante a solenidade, também foi assinado um convênio entre a Câmara e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), formalizando uma cooperação técnica, científica e cultural, inclusive com a possibilidade de organizar, catalogar e digitalizar os registros do arquivo público municipal Vereador Ivan José Lopes.

camara joaquinaA reitora do IFNMG destacou as importantes funções sociais que o Instituto e a Câmara cumprem e o quanto essa parceria pode fortalecer as instituições e contribuir com a sociedade. “Um dos princípios que norteia o IFNMG é justamente a difusão do conhecimento científico e tecnológico e suporte aos arranjos produtivos locais, sociais e culturais. Desse modo, a assinatura hoje desse Protocolo visa a promoção de intercâmbio de informações, conhecimento e experiências, denotando um significado ainda maior para a nossa proposta educativa, nossa proposta cultural, nossa proposta científica e tecnológica”, disse a reitora Joaquina Nobre.

claudim vereadorO presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues, conhecido como Claudim da Prefeitura, enfatizou a importância da parceria entre a Câmara e essas duas instituições de educação pública da região e como pode contribuir para o progresso de Montes Claros e servir de referência para outros municípios. “É com muita honra que hoje assinamos esses protocolos de intenções e em nome de todos os vereadores e do povo de Montes Claros queremos agradecer ao IFNMG e à Unimontes pela confiança e pela oportunidade de trabalharmos juntos de mãos dadas pelo desenvolvimento de nossa cidade e pelo cuidado com a nossa gente”, disse Claudim.

Além da reitora do IFNMG e do presidente da Câmara, também discursaram apresentando e parabenizando as parcerias o reitor da Unimontes, professor Padre Antônio Alvimar e o vereador e 1º Secretário da Câmara Municipal de Montes Claros, Soter Magno.