Portal IFNMG - IFNMG reabre inscrições para Processo Seletivo de cursos técnicos; novo prazo segue até 09/03 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG reabre inscrições para Processo Seletivo de cursos técnicos; novo prazo segue até 09/03

Publicado: Terça, 02 de Março de 2021, 09h01 | Última atualização em Quinta, 04 de Março de 2021, 17h10

O IFNMG reabriu até o dia 09/03 o prazo de inscrições do Processo Seletivo de cursos técnicos, inicialmente previsto para terminar no último domingo, 28/02. A alteração do cronograma aconteceu na tarde dessa segunda-feira, 01/03, com a publicação das retificações do Edital no 01/2021 (cursos integrados) e Edital no 02/2021 (cursos concomitantes/subsequentes). Confira o novo cronograma do Processo Seletivo de cursos técnicos, após as retificações:

- Período de inscrições: até 09/03
- Divulgação da lista preliminar de candidatos(as) inscritos(as) - 16/03
- Interposição de recursos contra a lista preliminar de candidatos(as) inscritos(as) - 16 e 17/03
- Divulgação da lista oficial de candidatos(as) inscritos(as) - 24/03
- Resultado preliminar - 30/03
- Interposição de recursos - 30 e 31/03
- Resultado final do Processo Seletivo - 01/04
- Período de matrículas - a partir de 05/04 (de acordo com cronograma em cada campus)

Os demais itens retificados nos dois editais dizem respeito às condições de indeferimento da inscrição, ou seja, ao que torna inválida a inscrição. O(a) candidato(a) continua a ser responsável pelo preenchimento do formulário de inscrição, no entanto, agora, ele(a) poderá recorrer caso sua inscrição seja indeferida devido a inconsistências do documento de comprovação de suas notas (histórico ou declaração) e a divergências entre as notas contidas nesse documento e as notas lançadas no formulário de inscrição. Nesses casos, o recurso deverá ser apresentado após a divulgação da lista preliminar de candidatos(as) inscritos(as).

Inscrições

Os(as) interessados(as) podem inscrever-se gratuitamente por meio de formulário eletrônico, em que farão opção por apenas um curso, preencherão com seus dados e anexarão o documento exigido pelos editais para comprovar as notas que serão usadas na seleção, de acordo com o curso escolhido (confira abaixo o passo a passo para inscrição).

No total, o Instituto oferta 1.784 vagas para cursos gratuitos, distribuídas por todos os campi. Os cursos técnicos são oferecidos nas modalidades integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio (confira quadro abaixo)

Apesar de todos os cursos serem originalmente presenciais, enquanto durar a situação da suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia da covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial.

Cursos integrados

Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, são ofertadas 1.384 vagas, distribuídas entre os campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni.

Na forma integrada, o(a) estudante, com apenas uma matrícula, frequenta o curso cujo currículo foi planejado de modo a reunir os conhecimentos do ensino médio com as competências da educação profissional. Para candidatar-se, é necessário já ter concluído ou estar concluindo o 9º ano (antiga 8ª série) do ensino fundamental ou equivalente.

Para selecionar os(a) candidatos(a) que ingressarão nos cursos técnicos integrados, o IFNMG analisará as notas do 6º, 7º e 8º ano do ensino fundamental. As notas serão lançadas pelos próprios candidatos no formulário de inscrição e serão comprovadas por meio de histórico escolar (ou documento equivalente) anexado ao formulário.

Todas as informações referentes ao Processo Seletivo 1/2021 para cursos técnicos integrados estão disponíveis no Edital nº 01/2020 e em seus anexos.

Cursos concomitantes/subsequentes

Para os cursos técnicos nas modalidades concomitante/subsequente ao ensino médio, são 400 vagas, distribuídas entre os campi Almenara, Araçuaí, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha.

Os cursos subsequentes são destinados a quem já concluiu o ensino médio ou equivalente. Os concomitantes, a quem está cursando o 2ª ou 3ª ano do ensino médio em outra instituição de ensino.

A seleção para os técnicos subsequentes será pela análise das notas do 1º e 2º anos do ensino médio. Para os cursos concomitantes/subsequentes, a seleção será pelas notas do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental. As notas serão lançadas pelos próprios candidatos no formulário de inscrição e serão comprovadas por meio de histórico escolar (ou documento equivalente) anexado ao formulário.

Todas as informações referentes ao Processo Seletivo 1/2021 para cursos técnicos concomitantes/subsequentes estão disponíveis no Edital nº 02/2020 e em seus anexos.

Reserva de vagas

Para todos os cursos, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva metade das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência.

Da outra metade das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e outros 5%, para quem veio de Escolas Família Agrícola (EFA).

Toda a documentação comprobatória necessária para garantir o ingresso do candidato via vagas reservadas deverá ser apresentada no momento de solicitação de matrícula.

Mais informações e dúvidas

Todas as informações sobre o Processo Seletivo (cronograma, distribuição das vagas, orientações para inscrições, regras da seleção) estão detalhadas nos editais e respectivos anexos, publicados neste portal eletrônico e na página da empresa contratada pelo IFNMG para realizar a seleção, a Fundação CEFETMINAS (confira links abaixo). 

Processo Seletivo – Integrado (Edital nº 1/2021)
Processo Seletivo – Concomitante/subsequente (Edital nº 2/2021)

Os canais para esclarecer dúvidas são o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e o telefone (31) 3314-5222.

Passo a passo para inscrição

1- Acesse a página do Processo Seletivo em um dos links a seguir, de acordo com a modalidade do curso técnico pretendido: integrado ou concomitante/subsequente.

2- Clique no botão "Fazer inscrição" e será direcionado(a) para a página de login. Se for o primeiro acesso à página, cadastre-se.

3 - Ao fazer login, você será direcionado(a) para o formulário de inscrição. Ao selecionar o campus e o curso pretendidos, o formulário abrirá automaticamente os campos a serem preenchidos com as notas constantes em seu histórico escolar, correspondentes às disciplinas e séries exigidas na seleção. Os campos devem ser preenchidos com notas numéricas de 0 (zero) a 100 (cem). Na hipótese de não ser informada pela escola a correspondência entre as escalas, as notas numéricas registradas no documento de escolaridade deverão ter seus valores convertidos, pelo candidato, proporcionalmente à escala de 0 a 100, considerando-se o valor máximo da escala adotada pela escola como correspondente à nota 100, na escala adotada pelo IFNMG. Por exemplo: se a escola usa uma escala de notas que varia de 0 a 10 e você obteve a nota 7,5 em uma disciplina, deverá registrar a nota 75,00 no formulário de inscrição. Caso haja outras dúvidas sobre preenchimento/conversão de notas, consulte o edital do Processo Seletivo.

4- Anexar ao formulário de inscrição o histórico escolar ou documento equivalente que comprove as notas preenchidas por você, digitalizado na íntegra (frente e verso, se houver) em arquivo de, no máximo, 10 MB, nos formatos PDF/JPEG/JPG/TIFF/PNG. OBS: O documento deve estar legível.

5 - Preencher os demais campos do formulário de inscrição (incluindo o questionário socioeconômico) e finalizar a inscrição.

OBS: O correto preenchimento do formulário de inscrição e a digitalização e envio do histórico escolar são responsabilidade do(a) candidato(a). Uma vez preenchido e enviado o formulário, o(a) candidato(a) não conseguirá realizar alterações na sua inscrição. Para correção de dados e opções, o(a) candidato(a) deverá enviar e-mail para a central de atendimento da Fundação CEFETMINAS, no endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando nome completo, CPF e solicitando a exclusão da inscrição, para que o sistema seja liberado para realização de nova inscrição, até o final do prazo (09/03). 

Cursos e vagas disponíveis por campus 

Quadro cursos2

Fim do conteúdo da página