Portal IFNMG - IFNMG seleciona profissionais e estudantes de TI para bolsa de desenvolvimento de sistemas educacionais Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 25 de Fevereiro de 2021, 10h44 | Última atualização em Segunda, 08 de Março de 2021, 11h06

Estão abertas até o dia 17/03 as inscrições de interessados em participar do processo seletivo simplificado para bolsistas que vão atuar na execução do Projeto de Desenvolvimento de Sistemas Educacionais. Serão selecionados, para cadastro de reserva, bolsistas para as funções de gestor de projeto, coordenador de projeto e desenvolvedor de sistemas, que serão convocados de acordo com a necessidade da Instituição.

As inscrições são gratuitas  e devem ser feitas com o envio de informações e documentação por email, incluindo a tabela de pontuação, que deve ser preenchida pelo(a) do(a) candidato(a) de acordo com critérios estabelecidos no Edital nº 17/2021. Essa pontuação servirá de critério para seleção dos(as) bolsistas, que acontecerá em fase única, de caráter eliminatório/classificatório.

A seleção respeitará a proporção de 2/3 do total de vagas para pessoas ligadas ao IFNMG (incluindo docentes e pessoal técnico-administrativo, estudantes regulares, pesquisadores(as) de pós-doutorado e bolsistas com vínculo formal a programas de pesquisa da Instituição); as demais vagas serão de ampla concorrência. Para as funções de gestor e coordenador, serão selecionados(as) servidores(as) efetivos(as) do Instituto.

Para cada função, há uma exigência mínima de formação na área de Tecnologia da Informação (TI), conforme discriminado no edital da seleção. Exige-se disponibilidade para cumprir carga horária de 20 horas semanais em trabalho remoto, podendo o(a) bolsista ser convocado(a), pelo(a) coordenador(a) do projeto para reuniões via webconferência, sempre que necessário.

Os(As) selecionados(as) serão remunerados(as) na forma de concessão de bolsas mensais, cujos valores variam de acordo com a função exercida: R$ 1.500 para gestor de projeto; R$ 1.400 para coordenador de projeto; e R$ 1.100 para desenvolvedor de sistemas. Sobre as bolsas de colaboradores(as) externos(as) ao IFNMG incidirão descontos de 11% de INSS, 3% ISSQN e IR, de acordo com a tabela do município. Não haverá incidência de desconto das obrigações tributárias e contributivas (INSS, ISSQN e IR) apenas para servidores(as) efetivos(as) federais da rede de educação.

O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 19/03 e o resultado final, em 26/03. A convocação dos candidatos em primeira chamada será em 29/03.

Todos os detalhes sobre as inscrições e demais informações sobre o processo seletivo constam no Edital nº 17/2021. Dúvidas e informações poderão ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O projeto

O Projeto de Desenvolvimento de Sistemas Educacionais atenderá a necessidade de desenvolvimento de sistemas educacionais de gestão acadêmica e de gestão administrativa. É composto pelos seguintes subprojetos: Sistema de Gestão de Projetos – Ensino/Pesquisa/Extensão; Sistema de Processo Seletivo; Sistema de Gestão das Atividades Docentes; Sistema de Gestão de Disponibilidade Orçamentária, Financeira e Compras; Sistema para Gestão do Acervo Acadêmico Digital; Sistema de Registro; Sistema de Acompanhamento dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC); Sistema de Acompanhamento de Egressos; e Projeto de Continuidade (módulos Cajui).

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFNMG, Edinei Canuto Paiva, "o desenvolvimento desses sistemas, de forma integrada ao sistema acadêmico Cajuí, colocará o IFNMG numa posição de vanguarda em relação à gestão de processos com sistema próprio. Isso permitirá maior agilidade na gestão de projetos e na emissão de relatórios, além de uma melhor obtenção de indicadores sobre a produção de pesquisa e inovação no Instituto".