Portal IFNMG - Servidores do IFNMG e coautores de obra sobre psicologia escolar durante a pandemia farão live para apresentar trabalho Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 10h46 | Última atualização em Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 10h49

Ebook internoLançado na semana passada, o e-book “Onde está a psicologia escolar no meio da pandemia?" traz dezenas de estudos, pesquisas, debates e experiências na interface da psicologia e educação no cenário da pandemia de Covid-19, e o IFNMG não ficou de fora: os servidores Gustavo Souza, Mara Pimenta e Rafael Gonçalves assinam o capítulo “Educação e COVID-19: Percepções e expectativas frente ao trabalho remoto no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)”.

Para divulgar a obra e apresentar o trabalho publicado, os três estarão em uma live promovida pelo canal do IFNMG no Youtube na próxima quinta-feira, dia 25 de fevereiro, às 18:00.

O artigo

Ebook interno artigoNo trabalho publicado, Gustavo, Mara e Rafael aprofundam os resultados de uma pesquisa institucional realizada pelo IFNMG com relação a percepções e expectativas frente ao trabalho remoto de servidores (professores e técnico-administrativos em educação) do Instituto.

A pesquisa, cujos resultados abarcam análises específicas de elementos tecnológicos, sociais, familiares e psicológicos, contou com resposta de 579 servidores, e mostra, por exemplo, que eram muitas as dúvidas sobre o ensino remoto, que a maioria dos servidores apresentava disponibilidade e capacidade para usar a internet em casa, mas que havia pouco conhecimento sobre as principais ferramentas de ensino e aprendizagem.

O artigo traz uma análise mais aprofundada sobre os dados relacionados aos fatores “Interesse e Disponibilidade frente ao Trabalho Remoto”, “Dificuldades frente ao Trabalho Remoto, associadas ao Ambiente Domiciliar” e “Experiência com Ambientes Virtuais de Aprendizagem”, correlacionando os itens para chegar a conclusões com relação ao desempenho das atividades de forma remota. Além disso, traz discussões teóricas sobre as dificuldades no trabalho remoto.

Ao final, conclui: “O estudo revelou que a disposição inicial e a existência de condições para que os servidores retomassem suas atividades laborais de forma remota seriam afetadas pelas dificuldades associadas ao ambiente domiciliar, como as demandas familiares e domésticas. Desse modo, o interesse e a disponibilidade dos servidores para a realização do trabalho remoto diminuiriam. O estudo também evidenciou que a percepção dos servidores sobre a dificuldade em relação ao trabalho remoto é influenciada pela ausência de condições para acesso e uso de TDICs e pela baixa habilidade para utilização de aplicativos”.

O livro

Organizada por Fauston Negreiros e Breno de Oliveira Ferreira, professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a obra “Onde está a psicologia escolar no meio da pandemia?” reúne 44 trabalhos inéditos sob o olhar analítico e crítico de profissionais e pesquisadoras/es da área, nas cinco regiões do Brasil.

Na apresentação, os autores destacam que num geral o livro “defende que a atuação em psicologia escolar e educacional seja abrangente quanto às múltiplas dimensões envolvidas nos fenômenos escolares, e atue de forma contrária à individualização do processo de escolarização ao questionar a escola e seus múltiplos aspectos, – sobretudo no presente contexto de pandemia de Covid-19! – para o estabelecimento de uma práxis crítica nas instituições educacionais”.

Clique aqui para acessar a obra completaLive livro psicologia