Portal IFNMG - IFNMG prepara 6ª oferta do curso de Capacitação em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Programa de Recepção Docente Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG prepara 6ª oferta do curso de Capacitação em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Programa de Recepção Docente

Publicado: Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 11h20 | Última atualização em Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 11h31

O IFNMG realizará, de 15/03 a 05/05/2021, a 6ª oferta do curso de Capacitação em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Programa de Recepção Docente do IFNMG, um dos critérios para fins de avaliação especial de desempenho docente no estágio probatório de todos os docentes ingressantes na Carreira EBTT, inclusive para professores licenciados. Embora seja um curso voltado para docentes, a oferta será estendida a servidores técnico-administrativos.

Trata-se de um curso na modalidade EAD, que objetiva capacitar docentes, em conformidade com a Lei nº 12.772/2012, para uma atuação comprometida com os princípios pedagógicos e sociais da Educação Profissional e Tecnológica.

Os servidores poderão inscrever-se no período de 22/02 a 06/03, por meio de formulário a ser aberto no link http://bit.ly/36GXs2O.

Para mais informações, consulte a seção de perguntas e respostas abaixo e também os documentos que seguem:
- Apresentação do Programa de Recepção Docente
- Projeto Pedagógico do Curso de Capacitação em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
- Cronograma do curso

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenação de Programas e Projetos de Ensino da Pró-reitora de Ensino, pelo WhatsApp (38) 99190-1572.

 

1) Quem deve fazer o curso?
Conforme a Lei n°12.772/2012, todos os docentes ingressantes na Carreira EBTT devem passar pelo programa de recepção docente, sendo esse um dos critérios para fins de avaliação especial de desempenho docente no estágio probatório. Então, todos que ingressaram no IFNMG a partir de 2013 devem fazer o curso.

2) Sendo esse um curso de natureza pedagógica, quem tem formação em licenciatura ou especialização está dispensado de fazer?
Não. O curso tem um caráter pedagógico (formação continuada), porém sua finalidade é cumprir a Lei n°12.772/2012 no tocante a um programa de recepção docente, portanto deve ser cumprido também por professores licenciados.

3) Caso eu não consiga fazer o curso nessa oferta, terei oportunidade de fazer em outro momento?
Sim. O IFNMG abrirá uma oferta por semestre. Entretanto, o professor deve ficar atento para não perder o prazo final do seu estágio probatório.

4) Ingressei no IFNMG em 2013 e já saí do prazo regulamentar do estágio probatório, devo fazer o curso?
Sim. Pois, sem o certificado de capacitação, legalmente a aprovação do seu estágio probatório não está respaldada.

5) Ingressei no IFNMG antes de 2013, posso fazer o curso?
Sim. A 6ª oferta será destinada a todos os servidores interessados em fazerem o curso.

6) Sou técnico administrativo, posso fazer o curso?
Sim. A 6ª oferta será destinada a todos os servidores interessados em fazerem o curso.

7) Como será o curso?
O curso é totalmente a distância e autoinstrucional. Nessas condições você tem a vantagem da flexibilidade de tempo e espaço. Por meio de videoaulas, leituras e atividades reflexivas, você será levado a: refletir sobre a gestão educacional na EPT; familiarizar-se com a atuação e exercício da docência na EPT; sensibilizar-se para uma postura docente acolhedora e inclusiva; ser incitado a aprofundar suas competências em âmbitos técnicos, pedagógicos, gerenciais, científicos e tecnológicos.

Fim do conteúdo da página