Portal IFNMG - IFNMG inicia inscrições de Processo Seletivo de Nível Superior, com oferta de 1.107 vagas em cursos presenciais e a distância Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG inicia inscrições de Processo Seletivo de Nível Superior, com oferta de 1.107 vagas em cursos presenciais e a distância

Publicado: Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 09h29 | Última atualização em Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 10h28

O IFNMG abriu nesta sexta-feira, 04/02, as inscrições para o Processo Seletivo de Nível Superior 1/2021, com oferta de um total de 1.107 vagas para cursos de graduação gratuitos (confira quadro abaixo). Os(as) interessados(as) podem inscrever-se gratuitamente até o dia 04/04, por meio de formulário eletrônico, em que farão opção por apenas um curso e preencherão com os dados solicitados, incluindo o CPF, que é obrigatório. O preenchimento do formulário de inscrição é de inteira responsabilidade do candidato, por isso é necessária muita atenção (confira abaixo o passo a passo para inscrição).

Pode candidatar-se quem tiver concluído o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula, prevista para acontecer a partir de 27/04, de acordo com o cronograma de cada campus e do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD). Além disso, é necessário que o(a) candidato(a) tenha participado de pelo menos uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizadas ente os anos de referência de 2010 e 2020, desde que não tenha sido na condição de treineiro.

Devido à pandemia da covid-19, o IFNMG não realizará prova de seleção. Os(as) candidatos(as) serão selecionados(as) por com base no resultado obtido no Enem da edição indicada no formulário de inscrição (entre 2010 e 2020), nas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e de Redação. O(a) candidato(a) deverá inserir no formulário as notas correspondentes à edição indicada e às disciplinas exigidas de acordo com o curso escolhido (conforme Anexo VI do edital do Processo Seletivo). 

Cursos

As vagas ofertadas pelos campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni são para cursos originalmente presenciais, no entanto, enquanto durar a situação da suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia da covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial.

Já o bacharelado em Administração Pública, oferecido pelo CEAD, será na modalidade EAD, com vagas distribuídas entre os polos de Capelinha, Cristália, Jaíba, Januária, Jequitinhonha, João Pinheiro, Monte Azul, Novo Cruzeiro, Pedra Azul, Rio Pardo de Minas e Urucuia. O curso EAD prevê momentos presenciais obrigatórios no polo, para estudos, avaliações e outras atividades, que poderão ser agendados quando for permitido o retorno de atividades presenciais.

Reserva de vagas

Para todos os cursos, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva metade das vagas para estudantes vindos(as) de escolas públicas, parte delas para candidatos(as) de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e outros 5%, para quem veio de Escolas Família Agrícola (EFA).

Toda a documentação comprobatória necessária para garantir o ingresso do candidato via vagas reservadas deverá ser apresentada no momento de solicitação de matrícula.

Sisu

Além da oferta de vagas pelo Processo Seletivo de Nível Superior, alguns dos campi do IFNMG preencherão vagas em seus cursos superiores, parcial ou integralmente, por meio da próxima edição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que utilizará as notas do Enem 2020 (cujas provas ainda estão sendo aplicadas). O calendário do Sisu será divulgado pelo Ministério da Educação.

No quadro de distribuição das vagas em destaque abaixo, é possível conferir algumas das oportunidades que o IFNMG ofertará via Sisu, mas o Instituto ainda divulgará, em momento hábil, o quadro geral de vagas a serem preenchidas por esse sistema de seleção.

Resultados e matrículas

Encerradas as inscrições do Processo Seletivo de Nível Superior, no dia 05/04 o IFNMG publicará a lista preliminar dos(as) inscritos(as). O resultado preliminar na seleção será divulgado em 22/04 e o resultado final, em 26/04. A matrícula dos(as) aprovados(as) dentro do limite de vagas acontecerá a partir de 27/04, dependendo do cronograma de cada campus/CEAD.

Mais informações e dúvidas

Todas as informações sobre o Processo Seletivo de Nível Superior (cronograma, distribuição das vagas, orientações para inscrições, regras da seleção) estão detalhadas no Edital nº 08/2021 e respectivos anexos, publicados neste portal eletrônico e no site da Fundação CEFETMINAS. Neste último link, o(a) candidato(a) também encontra o formulário de inscrição.

Os canais para esclarecer dúvidas são o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e o telefone (31) 3314-5222.

 

Passo a passo para inscrição

1- Acesse a página do Processo Seletivo de Nível Superior.

2- Clique no botão "Fazer inscrição" e será direcionado(a) para a página de login. Se for o primeiro acesso à página, cadastre-se. O CPF é obrigatório. No campo “RG”, é necessário preencher com o número da cédula de identidade. Caso não tenha RG, insira o número de outro documento oficial com foto (como CNH) ou mesmo a certidão de nascimento. Na sequência, marque o tipo documento no campo "Órgão expedidor".

3 - Ao fazer login, você será direcionado(a) para o formulário de inscrição. Selecione o campus e o curso pretendidos, a edição do Enem a ser considerada e o número de inscrição no Enem. Depois, preencha os campos com as notas correspondentes às disciplinas.

4- Preencher os demais campos do formulário de inscrição (incluindo o questionário sócio-econômico) e finalizar a inscrição.

OBS: Uma vez preenchido e enviado o formulário, o(a) candidato(a) não conseguirá realizar alterações na sua inscrição. Para correção de dados e opções, o(a) candidato(a) deverá enviar e-mail para a central de atendimento da Fundação CEFETMINAS, no endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando nome completo, CPF e solicitando a exclusão da inscrição, para que o sistema seja liberado para realização de nova inscrição, até o final do prazo (04/04). 

 

Cursos e vagas disponíveis por campus 

 Cursos Superiores IFNMG 2

Fim do conteúdo da página