Portal IFNMG - IFNMG adiciona o recurso de acessibilidade VLibras a seu portal eletrônico Ir direto para menu de acessibilidade.

IFNMG adiciona o recurso de acessibilidade VLibras a seu portal eletrônico

Publicado: Terça, 02 de Fevereiro de 2021, 08h24 | Última atualização em Terça, 02 de Fevereiro de 2021, 08h25

A partir de agora, o portal eletrônico do IFNMG passa a contar com o VLibras, recurso de acessibilidade que traduz automaticamente os textos das páginas do Português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A utilização do recurso é simples: basta o usuário clicar sobre o ícone das mãozinhas que fica localizado na lateral direita da página. Após o carregamento do assistente, o usuário deve clicar sobre o conteúdo (texto) que deseja traduzir.

É possível escolher o avatar do assistente, alternando entre uma figura masculina e uma feminina, além da velocidade de exibição. Outras funcionalidades do VLibras são o dicionário e o botão para avaliar a tradução feita pelo assistente.

O VLibras é ferramenta gratuita (de código aberto e distribuição livre) e pode ser usado em computadores, celulares e páginas WEB. Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o VLibras foi desenvolvido para melhorar o acesso das pessoas surdas usuárias de Libras à informação e à comunicação.

Para mais informações sobre a ferramenta, acesse www.vlibras.gov.br