Portal IFNMG - IFNMG publica edital do Processo Seletivo para cursos superiores Ir direto para menu de acessibilidade.

IFNMG publica edital do Processo Seletivo para cursos superiores

Publicado: Segunda, 01 de Fevereiro de 2021, 14h52 | Última atualização em Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 07h55

Edital superiores publicado portalO IFNMG publicou nesta segunda-feira, 01/02, o edital do Processo Seletivo de Nível Superior para o primeiro semestre letivo de 2021, com oferta de um total de 1.107 vagas para cursos de graduação gratuitos (confira quadro abaixo).

As vagas ofertadas pelos campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni são para cursos originalmente presenciais, no entanto, enquanto durar a situação da suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia da covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial.

Já o bacharelado em Administração, oferecido pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD), será na modalidade EAD, com vagas distribuídas entre os polos de Capelinha, Cristália, Jaíba, Januária, Jequitinhonha, João Pinheiro, Monte Azul, Novo Cruzeiro, Pedra Azul, Rio Pardo de Minas e Urucuia. O curso EAD prevê momentos presenciais obrigatórios no polo, para estudos, avaliações e outras atividades, que poderão ser agendados quando for permitido o retorno de atividades presenciais.

O prazo de inscrições no Processo Seletivo de Nível Superior começa na próxima quinta-feira, 04/02, e segue até o dia 04/04. As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas por formulário eletrônico a ser disponibilizado pelo IFNMG, em que os(as) candidatos(as) farão opção por apenas um curso, informarão seus dados, incluindo o CPF, que é obrigatório. Pode candidatar-se quem tiver concluído o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula, prevista para acontecer a partir de 27/04, de acordo com o cronograma de cada campus e do CEAD. Além disso, é necessário que o(a) candidato(a) tenha participado de pelo menos uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizadas ente os anos de referência de 2010 e 2020, desde que não tenha sido na condição de treineiro.

Devido à pandemia da covid-19, o IFNMG não realizará prova de seleção. Os(as) candidatos(as) serão selecionados(as) por com base no resultado obtido no Enem da edição indicada no formulário de inscrição (entre 2010 e 2020), nas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e de Redação. O(a) candidato(a) deverá inserir no formulário as notas correspondentes à edição indicada e às disciplinas exigidas de acordo com o curso escolhido (conforme Anexo VI do edital do Processo Seletivo). O(A) candidato(a) é o(a) único(a) responsável pelo correto preenchimento do formulário de inscrição.

Reserva de vagas

Para todos os cursos, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva metade das vagas para estudantes vindos(as) de escolas públicas, parte delas para candidatos(as) de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e outros 5%, para quem veio de Escolas Família Agrícola (EFA).

Toda a documentação comprobatória necessária para garantir o ingresso do candidato via vagas reservadas deverá ser apresentada no momento de solicitação de matrícula.

Resultados e matrículas

Encerradas as inscrições, no dia 05/04 o IFNMG publicará a lista preliminar dos(as) inscritos(as) no Processo Seletivo de Nível Superior. O resultado preliminar na seleção será divulgado em 22/04 e o resultado final, em 26/04. A matrícula dos(as) aprovados(as) dentro do limite de vagas acontecerá a partir de 27/04, dependendo do cronograma de cada campus/CEAD.

Mais informações e dúvidas

Todas as informações sobre o Processo Seletivo de Nível Superior (cronograma, distribuição das vagas, orientações para inscrições, regras da seleção) estão detalhadas no Edital nº 08/2021 e respectivos anexos, publicados neste portal eletrônico e no site da Fundação CEFETMINAS, Neste último link, será disponiblizado o formulário de inscrição, no dia 04/04.

Os canais para esclarecer dúvidas são o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e o telefone (31) 3314-5222.

Confira o resumo das informações sobre os cursos superiores com vagas abertas, por campus/polo:

Cursos Superiores IFNMG 2