Portal IFNMG - Reunião na Reitoria sinaliza parceria para cooperação mútua entre IFNMG e Câmara Municipal de Montes Claros Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Reunião na Reitoria sinaliza parceria para cooperação mútua entre IFNMG e Câmara Municipal de Montes Claros

Publicado: Quinta, 14 de Janeiro de 2021, 08h55 | Última atualização em Quinta, 14 de Janeiro de 2021, 09h55
À esq., reitora Joaquina Nobre, vereador Claudim e Dayana Ramos (da Secretaria de Planejamento e Gestão de Montes Claros); à dir., do IFNMG: João Leandro Oliveira (pró-reitor de Administração), Daniel Sampaio (administrador), Ricardo Cardozo (pró-reitor de Ensino e reitor substituto) e Danilo dos Santos (diretor do Departamento de Compras e Licitações)
imagem sem descrição.

Uma reunião realizada nessa quarta-feira, 13/01, na Reitoria, foi o pontapé inicial de uma parceria para cooperação mútua entre o IFNMG e a Câmara Municipal de Montes Claros. A reitora, professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva, e o recém-eleito presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues de Jesus, Claudim, decidiram celebrar um protocolo de intenções entre as duas instituições para formalizar a parceria. O documento deve ser assinado no próximo mês de fevereiro.

“O IFNMG está de portas abertas. Temos muito a oferecer, a Reitoria e os onze campi”, afirmou a reitora. “Se estão aqui conosco, hoje, é sinal de que estamos cumprindo nossa missão de levar desenvolvimento para nossa região”, acrescentou.

SEI

O primeiro objeto da parceria, que motivou a visita do vereador Claudim, deve ser o suporte do IFNMG à implantação de sistema informatizado de gestão de processos na Câmara. Segundo ele, o sistema é condição essencial para viabilizar a modernização e a transparência do legislativo municipal, premissas de sua gestão à frente da Casa.

A ideia é levar para a Câmara o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos adotado pelo IFNMG e por outros órgãos públicos. O sistema oferece interface amigável e intuitiva e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real. Criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o sistema foi cedido gratuitamente ao IFNMG por intermédio de Acordo de Cooperação Técnica celebrado com o Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). A implantação do sistema no Instituto iniciou em 2016 e levou cerca de um ano.

A equipe da Pró-reitoria de Administração apresentou ao presidente da Câmara as principais funcionalidades do sistema, tipos de processos gerenciados, fluxos de tramitação e possibilidades de customização do sistema para se adaptar às necessidades de cada instituição. Entre os ganhos com a implantação do sistema, os servidores do IFNMG elencaram economicidade, agilidade, praticidade, transparência, confiabilidade e eficiência dos processos.

As vantagens do SEI são tantas, que, segundo a reitora Joaquina, a implantação do sistema foi uma espécie de divisor de águas no IFNMG: “o antes e o depois do SEI”, pontuou. “Foi uma mudança institucional muito grande.” Dentre todas as vantagens do sistema, a reitora destaca como a mais relevante a transparência dos processos e, nesse sentido, parabenizou o vereador Claudim pela iniciativa de levá-lo à Câmara Municipal de Montes Claros.

Sede da Reitoria

Na reunião, foram discutidas outras possibilidades de cooperação mútua entre as duas instituições, incluindo a solicitação feita pela reitora Joaquina de que o presidente da Câmara apoie as tratativas do IFNMG junto à Prefeitura Municipal de Montes Claros para conseguir a doação de um terreno adequado à construção da futura sede da Reitoria. Atualmente, a unidade administrativa do Instituto funciona em um prédio alugado.

Os termos da parceria para suporte na implantação do SEI na Câmara e demais encaminhamentos serão tratados em uma próxima reunião, marcada para o início de fevereiro, quando deve ser assinado o protocolo de intenções.

Fim do conteúdo da página