Portal IFNMG - Solenidade virtual de posse marca momento histórico para o IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Solenidade virtual de posse marca momento histórico para o IFNMG

Publicado: Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 11h22 | Última atualização em Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 11h27

A solenidade de posse realizada nesta terça-feira, dia 22 de dezembro, simbolizou um momento que vai ficar marcado na história do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), que completa 12 anos no dia 29 de dezembro: pela primeira vez terá uma mulher como reitora, a professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva, e pela primeira vez estarão à frente de todos os 11 campi diretores eleitos pela comunidade.

Em função da Covid-19, esse momento democrático e histórico não pode reunir fisicamente servidores, alunos e parceiros, mas não passou em branco e, em transmissão ao vivo pela internet, promoveu a posse simbólica dos novos gestores, que se apresentaram à comunidade e foram cumprimentados por servidores e representantes de alunos e de instituições parceiras.

A íntegra da solenidade pode ser assistida no canal do IFNMG no Youtube.

Mulher à frente

solenidade reitoraEm seu discurso, a nova reitora do IFNMG, professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva, reconheceu e agradeceu o trabalho dos gestores anteriores, na expansão, fortalecimento e consolidação do IFNMG; externou honra e alegria com a confiança nela depositada, comprometeu-se a dedicar ininterruptamente ao desenvolvimento do Instituto e destacou o fato das mulheres estarem ocupando espaços de gestão.

“Estou certa de que assumir e conduzir o cargo de reitora não será tarefa fácil. Contudo, é com enorme alegria que compartilho com todos este momento histórico, em que uma mulher ocupa o lugar mais alto desta instituição. Estar aqui sinaliza novos tempos para o IFNMG. Quero registrar minha satisfação, confiança, segurança, serenidade e esperança de dividir essa trajetória, que ora se inicia, com colegas de trabalho comprometidos, comprometidas com uma educação inclusiva, emancipatória e socialmente referenciada. Defensoras e defensores do interesse e do desenvolvimento do IFNMG, tendo em vista o atendimento pleno das demandas de nossas comunidades e de toda nossa área de abrangência”, disse Joaquina, que conduziu os espectadores a uma visita ao mosaico cultural de histórias múltiplas, forças e potencialidades dos vales e dos sertões das gerais de Minas, destacando cada campus e parabenizando os diretores-gerais e diretores eleitos e empossados.

A reitora também destacou que o caminho de promoção de uma educação transformadora só é possível com ajuntamento de forças, incluindo governo federal, governos municipais, cadeias produtivas, empresas, associações, organizações, “promovendo formação qualificada e oportunidades de inserção dos estudantes no mundo do trabalho, além de projetos em parceria para inovação tecnológica, para pesquisa, para extensão, as várias formas de empreendedorismo e o desenvolvimento das potencialidades de cada microrregião”.

E concluiu dizendo como o Instituto enfrentará os grandes desafios que tem pela frente: “O IFNMG é o lugar da crítica, do ensinamento, da reflexão e da ação. E juntos enfrentaremos as dificuldades com a pluralidade de ideias, tolerância, respeito à diversidade, inclusão social, diálogo, solidariedade. Afinal, estamos convictos da importância dessa instituição. Essa causa não é singular, é plural. Não diz respeito somente a mim, nem à equipe que agora trabalha comigo, mas a todos e todas que temos orgulho em fazer parte dessa instituição e que estamos convictos que não podemos descuidar do nosso lugar de educação pública e de qualidade socialmente referenciada, qualidade na profusão e difusão do conhecimento”.

Clique aqui para assistir ao discurso completo da reitora

Impacto e consolidação

solenidade secretarioO secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), Wandemberg Venceslau Rosendo Dos Santos, parabenizou a reitora e os diretores pela posse, colocou a SETEC a disposição para auxiliar nas demandas do Instituto, lembrou da importância do ambiente democrático constituído nos Institutos Federais e destacou o impacto da Rede Federal e do IFNMG na transformação de vidas e regiões.

“O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais cobre uma parcela do território que tem que ser muito bem apoiada por meio do setor público. Fundamental ter nessas regiões instituições federais que tenham a possiblidade de ofertar para nossos jovens capacidade de formação, capacidade de qualificação, e a partir disso terem reconhecimento social por meio do trabalho. E o Instituto com certeza colabora com esse sentido: com as mais de 26 mil matrículas, causa um impacto transformador nessa região muito carente do estado de Minas Gerais”, disse o secretário, que também reforçou a necessidade de valorização da Rede Federal com diversas ações, diferentes eixos e envolvimento de diversas instituições. “Reitora Joaquina, conte com SETEC para apoiar o Instituto e toda a Rede. Desde sua criação, a Rede vem evoluindo, e estamos buscando consolidar e fazer com que as instituições tenham condições de entregar à população de suas áreas de abrangência uma educação de qualidade”, concluiu.

Clique aqui para acessar o discurso completo do secretário

 

Além da reitora e do secretário, também discursaram antes da posse dos diretores os seguintes convidados (clique no nome para assistir ao discurso na íntegra):

Reitor antecessor, professor José Ricardo Martins da Silva

Presidente do grêmio central dos estudantes do IFNMG, Laysla Morais Martins da Silva

Representante do conselho dos Diretórios Acadêmicos do IFNMG, Hednan Oliveira do Bonfim

Procurador-chefe da Procuradoria Federal junto ao IFNMG, Dr. Gilvan Nogueira Carvalho

Presidente eleita do Conif, Sandra Regina de Souza

Deputado Federal Reginaldo Lopes

 

Diretores

Eleitos pela comunidade interna também no dia 12 de agosto, e nomeados pela reitora no dia 15 de dezembro, também foram simbolicamente empossados durante a solenidade os diretores-gerais dos campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Januária, Montes Claros, Pirapora, Salinas e Teófilo Otoni e os diretores dos campi avançados Janaúba e Porteirinha. Pela primeira vez na história do Instituto houve eleições em todas as unidades. Em 2016 alguns campi ainda não tinham estruturação formal para eleger seus diretores.

Em seus discursos, os diretores agradeceram às suas comunidades e familiares, destacaram seus compromissos e motivações e demonstraram a potência, amplitude e diversidade do IFNMG. Confira o discurso de cada um clicando nos links abaixo:

- Joaquim Neto de Souza Santos, diretor-geral do Campus Almenara

- Irã Pinheiro Neiva, diretor-geral do Campus Araçuaí

- Elias Rodrigues de Olliveira Filho, diretor-geral do Campus Arinos

- Júnio Jáber, diretor-geral do Campus Diamantina

- Fernando Barreto Rodrigues, diretor do Campus Avançado Janaúba

- Emanoelito Fernandes Vieira Júnior, diretor-geral do Campus Januária

- Renato Afonso Cota Silva, diretor-geral do Campus Montes Claros

- Wallace Magalhães Trindade, diretor-geral do Campus Pirapora

- Pedro Paulo Pereira Brito, diretor do Campus Avançado Porteirinha

- Guilherme Mendes de Almeida Carvalho, diretor-geral do Campus Salinas

- Ana Cláudia Gonçalves de Sá Jardim, diretora-geral do Campus Teófilo Otoni

 

solenidade mesa

Além da reitora e dos 11 diretores empossados, a mesa da solenidade de honra contou com a presença do secretário da SETEC, Wandemberg Venceslau; do ex-reitor do IFNMG, professor José Ricardo Marins; do procurador federal junto ao IFNMG, Dr. Gilvan Nogueira Carvalho; dos representantes estudantis Laysla Morais e Hednam Bonfim; do deputado federal Reginaldo Lopes; da presidente eleita do CONIF, Sandra Regina de Souza; do vice-reitor da UFVJM, Marcus Canuto e da vice-reitora da Unimontes, Ilva Ruas

Fim do conteúdo da página