Portal IFNMG - Professora do Campus Salinas integrou equipe de pesquisadores brasileiros e estrangeiros para estudar as formigas do México Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2020, 17h58 | Última atualização em Terça, 01 de Setembro de 2020, 17h58

As formigas são um dos grupos de organismos mais diversos e abundantes em ambientes terrestres ao redor do mundo, com quase 15.000 espécies conhecidas pela ciência. Em quase todo o mundo (com exceção dos polos) você pode ver uma formiga andando. Com o objetivo de descobrir quantas espécies de formigas o México possui e como elas se distribuem, uma equipe de 79 pesquisadores afiliados a mais de 50 instituições brasileiras e estrangeiras se associaram para reunir as informações disponíveis sobre as formigas mexicanas desde 1894, ano em que houve o primeiro registro geográfico de uma formiga dentro do país.

A professora do IFNMG - Campus Salinas, Tatianne Marques, integrou essa equipe de pesquisadores, contribuindo com dados obtidos por seus estudos sobre as formigas do México, desenvolvido durante seu doutorado e pós-doutorado. À partir da rede de colaboração construída pelos pesquisadores, foi possível levantar mais de 21 mil registros de formigas de todos os estados do México e produzir artigos científicos que foram publicados na Ecology (uma das revistas de ecologiamais importante do mundo) e no Bulletinof the Ecological Society of America.

Formigas do Mexico

EspécieTetramoriumazcatltontliumcoletada na costa do pacífico, Jalisco, México. Fonte: Marques et al. 2011.

O desenvolvimento desse estudo foi uma importante contribuição para o mundo da mirmecologia (ciência que estudo as formigas), uma vez que as formigas participam de muitos serviços ambientais que impactam a economia, por exemplo dispersão de sementes, polinização, controle de pragas, entre outros.Para entender como conservar as espécies e os ecossistemas, primeiro precisamos saber quantas e quais espécies estão presentes no ambiente e como elas se distribuem, para assim estabelecer ações e políticas de conservação, o que se torna ainda mais importante no atual cenário de destruição das florestas tropicais.

Artigos publicados:

Dáttilo, W. et al. (2020). MEXICO ANTS: incidence and abundance along the Nearctic-Neotropical interface. Ecology. 101(04)e02944. https://doi.org/10.1002/ecy.2944

Dáttilo, W. et al. (2020). Mexico's Ants: Who are They and Where do They Live?Bulletin of the Ecological Society of America. 101(02)e01666. https://doi.org/10.1002/bes2.1666

Marques et al. (2011). A New Species of the Genus Tetramorium(Hymenoptera: Formicidae) From Chamela, Jalisco, Mexico. Sociobiology. 57(01): 115-122.

Fonte: IFNMG-Campus Salinas