Portal IFNMG - Professora do Campus Salinas integrou equipe de pesquisadores brasileiros e estrangeiros para estudar as formigas do México Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professora do Campus Salinas integrou equipe de pesquisadores brasileiros e estrangeiros para estudar as formigas do México

Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2020, 17h58 | Última atualização em Terça, 01 de Setembro de 2020, 17h58

As formigas são um dos grupos de organismos mais diversos e abundantes em ambientes terrestres ao redor do mundo, com quase 15.000 espécies conhecidas pela ciência. Em quase todo o mundo (com exceção dos polos) você pode ver uma formiga andando. Com o objetivo de descobrir quantas espécies de formigas o México possui e como elas se distribuem, uma equipe de 79 pesquisadores afiliados a mais de 50 instituições brasileiras e estrangeiras se associaram para reunir as informações disponíveis sobre as formigas mexicanas desde 1894, ano em que houve o primeiro registro geográfico de uma formiga dentro do país.

A professora do IFNMG - Campus Salinas, Tatianne Marques, integrou essa equipe de pesquisadores, contribuindo com dados obtidos por seus estudos sobre as formigas do México, desenvolvido durante seu doutorado e pós-doutorado. À partir da rede de colaboração construída pelos pesquisadores, foi possível levantar mais de 21 mil registros de formigas de todos os estados do México e produzir artigos científicos que foram publicados na Ecology (uma das revistas de ecologiamais importante do mundo) e no Bulletinof the Ecological Society of America.

Formigas do Mexico

EspécieTetramoriumazcatltontliumcoletada na costa do pacífico, Jalisco, México. Fonte: Marques et al. 2011.

O desenvolvimento desse estudo foi uma importante contribuição para o mundo da mirmecologia (ciência que estudo as formigas), uma vez que as formigas participam de muitos serviços ambientais que impactam a economia, por exemplo dispersão de sementes, polinização, controle de pragas, entre outros.Para entender como conservar as espécies e os ecossistemas, primeiro precisamos saber quantas e quais espécies estão presentes no ambiente e como elas se distribuem, para assim estabelecer ações e políticas de conservação, o que se torna ainda mais importante no atual cenário de destruição das florestas tropicais.

Artigos publicados:

Dáttilo, W. et al. (2020). MEXICO ANTS: incidence and abundance along the Nearctic-Neotropical interface. Ecology. 101(04)e02944. https://doi.org/10.1002/ecy.2944

Dáttilo, W. et al. (2020). Mexico's Ants: Who are They and Where do They Live?Bulletin of the Ecological Society of America. 101(02)e01666. https://doi.org/10.1002/bes2.1666

Marques et al. (2011). A New Species of the Genus Tetramorium(Hymenoptera: Formicidae) From Chamela, Jalisco, Mexico. Sociobiology. 57(01): 115-122.

Fonte: IFNMG-Campus Salinas

Fim do conteúdo da página