Portal IFNMG - Todos os campi do IFNMG já divulgaram as datas de previsão de retorno das atividades pedagógicas não presenciais Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2020, 16h15 | Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2020, 08h57

O IFNMG retomou o calendário letivo em cursos presenciais, técnicos e de graduação com a aprovação do Regulamento da implementação das atividades pedagógicas não presenciais (ANP). Há campi que já reiniciaram as aulas; os demais divulgaram o cronograma de retorno.

De acordo com o Regulamento, “será de responsabilidade de cada Campus, em diálogo e com escuta ativa aos anseios da comunidade, a determinação da melhor data e forma da adoção das atividades pedagógicas não presenciais mediadas por tecnologias (ANP)”. Inclusive, os campi já começaram a distribuir os tablets adquiridos para estudantes da instituição que não possuem equipamentos computacionais para realização das atividades não presenciais mediadas por tecnologias.

A identificação dos estudantes está sendo realizada por comissão designada pela direção de cada unidade, com o intuito de garantir a inclusão de todos os alunos. Além do empréstimo dos tablets, o Instituto também está concedendo auxílios permanência e emergencial e o auxílio inclusão digital para que os estudantes de famílias de baixa renda possam contratar pacotes de internet.

Garantias aos estudantes

O pró-reitor de Ensino, Ricardo Magalhães Dias Cardozo, fez questão de destacar, durante live realizada no dia 24 de agosto, que as atividades pedagógicas não presenciais só poderão ser adotadas se garantidas as condições que foram pré-determinadas no artigo 2º do regulamento. São elas:

1. Acesso à internet que suporte o acesso as ANP a todos os discentes que necessitem, por meio da concessão de Auxílio Inclusão Digital;
2. Distribuição e/ou empréstimo de equipamentos, seguindo critérios estabelecidos pela comissão designada pela Direção Geral do Campus;
3. Disponibilização de Laboratórios de Informática para utilização dos discentes, nos Campi ou em outros locais por meio de parcerias interinstitucionais, respeitando os protocolos de segurança e as medidas sanitárias necessária, em caso de excepcionalidades nas quais a instituição não tiver conseguido atender aos incisos I e II;
4. Disponibilização de recursos para possibilitar auxílio permanência aos discentes residentes ou migrantes pendulares que residam na zona rural e necessitem habitar na cidade para acesso às ANPs e que não tenham sido contemplados com os auxílios permanência I, II, III ou emergencial, em caso de excepcionalidades nas quais a instituição não tiver conseguido atender aos incisos I e II;
5. Disponibilização de dispositivos de mídia com aulas ou roteiros de aulas gravadas, em caso de excepcionalidades nas quais a instituição não tiver conseguido atender aos incisos I e II; e
6. Capacitação discente e formação continuada para os servidores.

Todas as ações que estão sendo executadas pelo Instituto estão amparadas pelos seguintes documentos (clique neles para acesso):

- Regulamento: Implementação das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (ANP) em Cursos Presenciais, Técnicos e de Graduação do IFNMG, em Função da Situação de Excepcionalidade da Pandemia da COVID – 19
- Portaria nº 308/2020: Normatiza, em caráter excepcional, a cessão de uso, na modalidade de empréstimo, de equipamentos tecnológicos aos discentes dos cursos presenciais do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG para o acompanhamento das atividades de ensino não presencial
- Portaria nº 309/2020: Normas referentes à Colação de grau e à qualificação e/ou defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de forma virtual, no âmbito do IFNMG

Todos esses documentos estão disponíveis em: https://www.ifnmg.edu.br/atividades-nao-presenciais

Confira o cronograma atualizado:

Campus Almenara: 21/09
Campus Araçuaí: 22/09
Campus Arinos: 21/09
Campus Diamantina : 24/08; 08/09; 14/09 (varia por curso)
Campus Avançado Janaúba: 31/08
Campus Januária: 21/09
Campus Montes Claros: 14/09
Campus Pirapora: 14/09
Campus Avançado Porteirinha: 08/09
Campus Salinas: 21/09
Campus Teófilo Otoni: 21/09

As datas apresentadas estão sujeitas a alterações. Caso haja mudanças e novas datas, os canais oficiais de comunicação do IFNMG divulgarão amplamente.

Contatos para informações: