Portal IFNMG - IFNMG retoma o calendário letivo com atividades pedagógicas não presenciais; maioria dos campi já divulgou as prováveis datas de retorno Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2020, 20h07 | Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2020, 09h41

RicardoEstá disponível no Canal do IFNMG no YouTube a gravação da live com o pró-reitor de Ensino, Ricardo Magalhães Dias Cardozo, que explicou como será a retomada do calendário letivo por meio de atividades pedagógicas não presenciais no IFNMG. Essas atividades estão autorizadas pelo “Regulamento da implementação das atividades pedagógicas não presenciais (ANP) em cursos presenciais, técnicos e de graduação do IFNMG, em função da situação de excepcionalidade da pandemia da COVID-19”. O documento foi aprovado na última reunião do Conselho Superior e estará disponível na íntegra nesta terça-feira, dia 25, no Portal IFNMG.

As aulas no IFNMG foram suspensas no dia 18 de março por causa da pandemia do novo coronavírus e, de acordo com o pró-reitor, “essa foi a decisão tomada calcada, principalmente, pelo fato de termos que trabalhar com inclusão de todos os nossos estudantes”. De lá pra cá, o IFNMG dialogou - e vem, ainda, dialogando - com toda a comunidade para buscar os mais acertados caminhos para o retorno dos calendários letivos por meio de atividades pedagógicas não presenciais mediadas por tecnologias digitais de informação e comunicação.

A partir da deliberação do Comitê de Crise, a instituição designou uma comissão responsável por estudar as possibilidades. O resultado desse trabalho culminou no regulamento aprovado pelo Conselho Superior. Além disso, o IFNMG adquiriu tablets e realizou uma série de iniciativas de Assistência Estudantil, como a manutenção de bolsas e de concessão de auxílios emergenciais e de Auxílio Inclusão Digital que têm por finalidade proporcionar aos estudantes condições de acesso para manutenção da vinculação escolar e acadêmica. Após essas medidas, o IFNMG decidiu pelo retorno do calendário letivo.

Como será o retorno das atividades letivas?

De acordo com o Regulamento, “será de responsabilidade de cada Campus, em diálogo e com escuta ativa aos anseios da comunidade, a determinação da melhor data e forma da adoção das atividades pedagógicas não presenciais mediadas por tecnologias (ANP)”. O Campus pode não adotar as atividades pedagógicas não presenciais, nesse caso, precisará apresentar justificativa fundamentada ao Conselho Superior.

O pró-reitor de Ensino faz questão de destacar que as atividades pedagógicas não presenciais só poderão ser adotadas se garantidas as condições que foram pré-determinadas no artigo 2º do regulamento. São elas:

1. Acesso à internet que suporte o acesso as ANP a todos os discentes que necessitem, por meio da concessão de Auxílio Inclusão Digital;
2. Distribuição e/ou empréstimo de equipamentos, seguindo critérios estabelecidos pela comissão designada pela Direção Geral do Campus;
3. Disponibilização de Laboratórios de Informática para utilização dos discentes, nos Campi ou em outros locais por meio de parcerias interinstitucionais, respeitando os protocolos de segurança e as medidas sanitárias necessária, em caso de excepcionalidades nas quais a instituição não tiver conseguido atender aos incisos I e II;
4. Disponibilização de recursos para possibilitar auxílio permanência aos discentes residentes ou migrantes pendulares que residam na zona rural e necessitem habitar na cidade para acesso às ANPs e que não tenham sido contemplados com os auxílios permanência I, II, III ou emergencial, em caso de excepcionalidades nas quais a instituição não tiver conseguido atender aos incisos I e II;
5. Disponibilização de dispositivos de mídia com aulas ou roteiros de aulas gravadas, em caso de excepcionalidades nas quais a instituição não tiver conseguido atender aos incisos I e II; e
6. Capacitação discente e formação continuada para os servidores.

Datas de retorno

Durante a live, o pró-reitor já informou algumas prováveis datas de retorno nos campi, mas destacou que estas datas podem ser alteradas. Caso haja mudanças e novas datas, os canais oficiais de comunicação do IFNMG divulgarão amplamente.

- Campus Almenara: 14/09
- Campus Avançado Porteirinha: 08/09
- Campus Araçuaí: em discussão nesta semana
- Campus Arinos: 21/09
- Campus Diamantina: 24/08 (3º ano); 24/08 (Técnico em Teatro – Concomitante/ Subsequente); 08/09 (1º e 2º integrado); 14/09 (Técnico em Biotecnologia - Concomitante/ Subsequente)
- Campus Avançado Janaúba: 31/08
- Campus Januária: 21/09
- Campus Montes Claros: 14/09
- Campus Pirapora: 14/09
- Campus Avançado Porteirinha: 08/09
- Campus Salinas: 21/09
- Campus Teófilo Otoni: em discussão nesta semana

O documento também apresenta diretrizes sobre a situação dos estágios, as turmas concluintes, as atividades práticas, Trabalhos de Conclusão de Curso, plataforma a ser utilizada, entre outros pontos. Apesar disso, o pró-reitor destaca que diante da atual situação, casos específicos deverão ser formatados e tratados juntos às coordenações nos campi.

Contatos para informações

Clique aqui para assistir à gravação da live.