Portal IFNMG - Nota do IFNMG para a Comunidade Escolar e Acadêmica sobre as Atividades Letivas Ir direto para menu de acessibilidade.

Nota do IFNMG para a Comunidade Escolar e Acadêmica sobre as Atividades Letivas

Publicado: Terça, 11 de Agosto de 2020, 07h55 | Última atualização em Terça, 11 de Agosto de 2020, 09h08

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) comunica que vem dialogando com toda a comunidade sobre a possibilidade de retorno dos calendários letivos por meio de atividades pedagógicas não presenciais mediadas por tecnologias digitais de informação e comunicação, compreendidas como o conjunto de atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas preferencialmente com a mediação de tecnologias digitais de informação e comunicação, que abrangem estudos de forma orientada e autônoma, bem como aulas expositivas gravadas e aulas dialogadas transmitidas por webconferência para resolução de dúvidas e também em outras estratégias que visam ofertar os conteúdos curriculares, previstos nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), contextualizando-os com a situação atual, além de trabalhar os temas transversais e desenvolver atividades inter/multidisciplinares, priorizando a saúde e a segurança da comunidade acadêmica e escolar.

A partir da deliberação do Comitê de Crise, a instituição designou uma comissão, por meio da Portaria do Reitor nº 238/2020 alterada pela Portaria do Reitor nº 272/2020, composta por um representante do Comitê de Ensino, da Pró-Reitoria de Ensino, da Diretoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - DAEC, do Centro de Referência em Formação e Educação à Distância, da Assessoria Pedagógica e quatro representantes do Movimento Estudantil, sendo, dois dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e dois dos Cursos de Graduação.

A referida comissão elaborou a Minuta que “Normatiza a implementação das Atividades Pedagógicas Não Presenciais em Cursos Presenciais, Técnicos e de Graduação do IFNMG em Função da Situação de Excepcionalidade da Pandemia do Novo Coronavírus (COVID19)”. O documento, após apreciação do Comitê de Ensino e do Comitê de Crise do IFNMG, foi encaminhado para diálogo com a comunidade através das Direções-gerais e de Ensino dos campi e, também, ficou disponível no “Participe” para contribuições de 07/07 a 06/08. Ainda é importante afirmar que estão previstas reuniões dos órgãos colegiados da instituição para deliberar acerca do referido documento e que é fundamental a participação de toda a comunidade.

É importante destacar que a proposta apresentada no documento reforça a autonomia didática e pedagógica dos campi, apontando que o Conselho Gestor do campus decidirá sobre a data de um eventual retorno.

Além disso, o IFNMG publicou no dia 29 de julho, edital de licitação de pregão eletrônico para compra de mais de 2500 (dois mil e quinhentos) tablets para disponibilizar, como empréstimo, aos estudantes que não possuem equipamentos computacionais para realização de atividades não presenciais mediadas por tecnologias. No total, o valor disponibilizado para a compra é R$ 1.945.588,64 (Um milhão novecentos e quarenta e cinco mil e quinhentos e oitenta e oito reais e sessenta e quatro centavos). Após finalização do processo licitatório, os equipamentos serão distribuídos para os estudantes que serão selecionados por meio de processos específicos que estão sendo elaborados pela DAEC junto aos Campi. Foi realizada uma série de iniciativas de Assistência Estudantil, como a manutenção de bolsas e de concessão de auxílios emergenciais e de Auxílio Inclusão Digital que têm por finalidade proporcionar aos estudantes condições de acesso para manutenção da vinculação escolar e acadêmica.

Todas as ações estão sendo planejadas e analisadas com a participação de servidores e estudantes.

Dessa forma, o IFNMG reforça seu compromisso junto à comunidade de continuar somando esforços na construção de uma educação pública, de qualidade, socialmente referenciada e inclusiva.

Comitê de Enfrentamento à Pandemia causada pela COVID-19, no âmbito do IFNMG

Comitê de Ensino