Portal IFNMG - IFNMG publica edital de licitação para compra de mais de 2.500 tablets para disponibilizar a alunos que não possuem equipamentos computacionais Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 29 de Julho de 2020, 07h48 | Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2020, 09h39

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) publicou nesta quarta-feira (29/07) no Diário Oficial da União, o aviso de licitação de pregão eletrônico que visa adquirir 2.582 tablets para disponibilizar como empréstimo aos estudantes da instituição que não possuem equipamentos computacionais para realização de eventuais atividades não presenciais mediadas por tecnologias.

No total, o valor disponibilizado para a compra é R$ 1.945.588,64. Empresas interessadas em participar da licitação podem acessar o edital completo no site ww.comprasgovernamentais.gov.br/edital/158121-5-00012-2020 ou clicando aqui. A entrega das propostas pode ser feitas a partir das 08h00 de 29/07/2020 no site www.comprasnet.gov.br. As propostas serão abertas às 08h00 do dia 10/08/2020 também no site www.comprasnet.gov.br.

Segundo o edital, essas são as características dos equipamentos a serem adquiridos: TABLET, TELA 9.1 A 10 POL, MEMÓRIA RAM ATÉ 4 GB, ARMAZENAMENTO INTERNO SUPERIOR A 32 GB, ARMAZENAMENTO EXTERNO SEM ARMAZENAMENTO EXTERNO GB, PROCESSADOR OCTA CORE OU SUPERIOR, C MERA FRONTAL ATÉ 8 MPX, C MERA TRASEIRA 8,1 A 13 MPX, CONECTIVIDADE WI-FI/ 3G/ 4G/ BLUETOOTH, SISTEMA OPERACIONAL PROPRIETÁRIO.

Recurso

O valor para a compra foi repassado ao IFNMG pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), após a Pró-Reitoria de Ensino apresentar um projeto solicitando este apoio tendo em vista as dificuldades socioeconômicas da região e os resultados da pesquisa feita por uma comissão de servidores junto aos estudantes, que constatou que aproximadamente 25% dos 10 mil estudantes dos cursos presenciais do IFNMG não possuem equipamento computacional em casa para realizar atividades não presenciais durante esse período de pandemia.

“Após a conclusão dessa compra, será publicado um edital para selecionar os estudantes que necessitam destes equipamentos. Os campi estão buscando identificar todos os estudantes, para que possamos contemplar o maior número possível. Se ainda for necessário, buscaremos outras formas junto aos campi para garantir que 100% dos nossos estudantes sejam atendidos” destacou o professor Wallas Jardim, Diretor da Diretoria de Ensino e responsável pela requisição do processo licitatório.

Vale destacar que mesmo após a pandemia os tablets continuam sendo ferramentas digitais que podem contribuir sobremaneira para o estímulo a novas formas de ensino-aprendizagem e para que, junto com outros equipamentos e ferramentas a serem disponibilizados pelo IFNMG, todos alunos possam participar de atividades pedagógicas a distância e outras ações, aulas e projetos mediadas por tecnologia.

Os campi do IFNMG também publicaram editais para conceder um auxílio inclusão digital para que estudantes que não possuam acesso possam contratar pacotes de internet. Para informações sobre o auxílio inclusão digital, clique aqui.

Confira abaixo o aviso de licitação dos tablet publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira:

AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO Nº 12/2020 - UASG 158121
Nº Processo: 23414003028202094. Objeto: Aquisição de TABLETS para a Pró-Reitoria de
Ensino do IFNMG. Total de Itens Licitados: 1. Edital: 29/07/2020 das 08h00 às 11h00 e das
14h00 às 17h00. Endereço: Rua Prof. Monteiro Fonseca 216 - Montes Claros, Vila Brasília
- Montes Claros/MG ou www.comprasgovernamentais.gov.br/edital/158121-5-00012-2020.
Entrega das Propostas: a partir de 29/07/2020 às 08h00 no site www.comprasnet.gov.br.
Abertura das Propostas: 10/08/2020 às 08h00 no site www.comprasnet.gov.br.
Informações Gerais: .