Portal IFNMG - IFNMG lidera ranking do Enem 2019 entre escolas públicas nas cidades onde atua e fica em 1º lugar geral em seis delas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 30 de Junho de 2020, 11h20 | Última atualização em Terça, 30 de Junho de 2020, 11h25

O IFNMG segue em destaque nos resultados por escola nas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), entre as instituições de ensino das nove cidades onde já formou turmas do 3º ano do ensino médio integrado à educação profissional. No Enem 2019, o Instituto obteve a melhor média (considerando as notas das provas objetivas e a redação) entre todas as escolas públicas desses municípios e ficou em primeiro lugar geral entre todas as escolas em seis deles. Os dados foram divulgados na última sexta-feira, 26/06, pelo Inep/MEC, e tabulados pela startup Evolucional. O ranking considera apenas as notas dos candidatos que não zeraram nenhuma das provas objetivas e a redação.

Os resultados são muito similares aos do Enem 2018, com destaque para o Campus Salinas, que levou o IFNMG de 3º (em 2018) para 1º lugar geral entre as escolas da cidade em 2019. O Instituto também lidera o ranking em Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária e Pirapora. Os Campi Janáuba e Teófilo Otoni ficaram em 2º lugar geral em suas cidades e o Campus Montes Claros, em 3º. Os Campi Diamantina e Porteirinha não figuram no ranking por ainda não terem formado turmas de cursos técnicos integrados ao ensino médio.

O desempenho dos alunos do IFNMG no Enem 2019 demonstra, novamente, que o ensino médio integrado à educação profissional corrobora o engajamento da Instituição em proporcionar uma educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada, como afirma o professor Ricardo Cardozo, pró-reitor de Ensino. Segundo Ricardo, "isso é o resultado de um trabalho edificado por muitas mãos. Temos servidores qualificados, que, juntos, desenvolvem um excelente trabalho em prol da construção do conhecimento junto aos estudantes”.

Formação ampliada

Apesar de os resultados no Enem serem motivo de comemoração, tanto por avaliar a qualidade do ensino médio ofertado pelo Instituto quanto pelo que isso significa para favorecer o acesso dos formandos à educação superior pública, esse não é o principal foco do IFNMG - ao contrário do que acontece com grande parte das escolas, principalmente as particulares. A proposta do Instituto vai além, ao ofertar o ensino médio de forma integrada à formação profissional, trabalhando a educação de forma ampliada. O trabalho do IFNMG com seus alunos “perpassa a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, possibilitando aos discentes percorrerem caminhos diversos, dentre eles a verticalização do ensino, como demonstrado nos resultados do Enem, ou ainda ingressando no mundo do trabalho, dependendo de suas diversas escolhas”, ressalta o pró-reitor de Ensino.

Independentemente da escolha feita, o que “ele [o aluno] leva consigo são saberes, habilidades e competências concebidos em uma formação politécnica em que o conhecimento é contextualizado, oferecendo maior segurança, preparo, dinamismo, comprometimento, criticidade, que agregará tudo isso à sua formação cidadã, cooperando, assim, para estruturação de uma sociedade mais igualitária, equânime e justa”, acrescenta Ricardo Cardozo. Dessa forma, o IFNMG atende sua missão, que é de formar cidadãos por meio da educação profissional, científica e tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico.

Confira, abaixo, os resultados de cada campus do IFNMG no Enem 2019 por escola:

Média geral (redação + objetivas)

Colocação do IFNMG entre as escolas públicas da cidade

Colocação do IFNMG considerando todas as instituições da cidade

Almenara

Araçuaí