Portal IFNMG - Projeto de sustentabilidade ambiental do Campus Arinos avança com chegada de novos coletores para descarte de baterias e pilhas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Projeto de sustentabilidade ambiental do Campus Arinos avança com chegada de novos coletores para descarte de baterias e pilhas

Publicado: Sexta, 26 de Junho de 2020, 10h44 | Última atualização em Sexta, 26 de Junho de 2020, 12h07

entrega de coletor Arinos

Concluir a instalação de 100 pontos de coleta de pilhas e baterias usadas no município de Arinos. Essa é a meta de 2020 do projeto Sustentabilidade Ambiental, do IFNMG-Campus Arinos, para potencializar o descarte apropriado desses itens no município, favorecendo a destinação ambiental correta do material. "Há duas semanas, foram entregues mais 20 coletores que serão distribuídos em diferentes unidades públicas do município. A produção foi toda financiada pela Prefeitura, que busca inserir no município um programa de coleta seletiva”, conta o coordenador do projeto e professor do IFNMG, Reginaldo Proque.

O projeto começou, em 2018, com o desenvolvimento de diferentes modelos de coletores, a produção e a posterior distribuição em seis pontos de coleta instalados no próprio Campus. Os coletores foram produzidos por alunos dos cursos técnico em Meio Ambiente e tecnólogo em Gestão Ambiental, com materiais plásticos como baldes, canos e conexões, por meio do reaproveitamento de embalagens e materiais de construção descartados no Campus. “Embora existam modelos de coletores disponíveis no mercado, buscamos construí-los com materias de fácil obtenção e baixo custo”, destaca Reginaldo Proque.

Em 2019, o projeto inseriu mais 12 coletores no Campus, 19 em estabelecimentos comerciais de Arinos e um na Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente.

“Nestes dois anos, o projeto coletou 2.873 pilhas e 8.872 baterias, gerando 120 quilogramas de resíduos eletrônicos, que foram devidamente caracterizados e segregados”, explica o professor. As pilhas e baterias recolhidas são encaminhadas à usina de triagem e compostagem de Arinos, onde são armazenadas até que se tenha um volume considerável. Em seguida, o material é levado para a Associação de Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (IRRIGANOR), que o encaminha à empresa Green Eletron, responsável por coordenar a destinação final correta de eletroeletrônicos descartados.

Também está entre os objetivos do projeto ampliar a ação levando-a para os demais campi do IFNMG e para prefeituras da região do Vale do Urucuia.

Com informações de www.ifnmg.edu.br/arinos

Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arinos

 

 


Fim do conteúdo da página