Portal IFNMG - Campus Almenara inicia curso gratuito de preparação para o Enem aberto a alunos de outras escolas e a quem já concluiu o ensino médio Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2020, 09h14 | Última atualização em Quinta, 18 de Junho de 2020, 09h38
Aula inaugural de Geografia, ofertada pelo professor Alfredo Costa, com o tema “Fundamentos de Cartografia”
imagem sem descrição.

Iniciou-se, na última segunda-feira (15/06), o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ofertado pelo IFNMG-Campus Almenara, que já conta com mais de 250 inscritos. Online e com aulas ao vivo, o curso tem duração prevista de três meses. Ainda é possível solicitar a participação no curso, que é gratuito e é voltado aestudantes do 3º ano do ensino médio de quaisquer instituições e também a quem já concluiu o ensino médio. .

O principal objetivo do curso é possibilitar uma revisão dos assuntos mais importantes do Enem, com ênfase na resolução de questões. A inciativa visa cobrir uma lacuna gerada pelo contexto atual, uma situação atípica de isolamento social provocada pela pandemia da COVID-19, que gerou a suspensão das aulas presenciais e acarretou em novos desafios para os alunos e seus familiares em relação à evolução dos estudos e à realização de atividades.

O curso vem em boa hora, relata a estudante Lizlayne Ribeiro, aluna do terceiro ano do ensino médio integrado ao técnico em Informática. Para ela, “é de extrema importância a realização dessa atividade, pois o púbico-alvo se encontra próximo a prestar vestibulares, especificamente o Enem, que são oportunidades únicas e que, possivelmente, darão rumo para a carreira acadêmica e, futuramente, profissional dos interessados. Ter um guia para manter os estudos de forma eficaz pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada, porém torna-se mais produtiva com o auxílio das explicações, exercícios e materiais que são fornecidos pelos professores através do curso”.

Eficiência, qualidade, objetividade e compromisso são alguns dos valores prezados pelo curso, que visa atender um público diversificado do Baixo Jequitinhonha. Segundo a coordenadora da ação, a pedagoga e diretora de ensino substituta do Campus Almenara, Gilvânia Meireles, “mesmo sabendo dos desafios em relação à inclusão digital, entendemos que essa oferta tem potencial de mobilizar tanto o nosso público interno quanto um público externo desejoso de se preparar para o Enem, mas que até então não possuía uma alternativa ao mesmo tempo gratuita e de boa qualidade. Estamos testando esse formato online, que é novo pra gente e apresenta grandes desafios, mas temos certeza que, com o empenho dos nossos professores e com a adesão e dedicação dos estudantes, esse será um caso de sucesso!”

As aulas acontecem de segunda a sexta, das 14h30 às 16h45 pela plataforma Google Meet, e os links para acesso à transmissão são disponibilizados diariamente pelo WhatsApp. Estudantes interessados em participar do curso podem enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e solicitar sua inclusão.

Fonte: www.ifnmg.edu.br/almenara