Portal IFNMG - Nota sobre as ações do IFNMG durante o período de suspensão do calendário letivo Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 16 de Junho de 2020, 17h16 | Última atualização em Terça, 16 de Junho de 2020, 17h16

Nestes últimos tempos, todo o Brasil tem passado por momentos difíceis, travamos uma luta com um inimigo silencioso e invisível. Com vistas a buscar uma maior proteção para nossa comunidade escolar, as atividades letivas no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) estão suspensas desde o dia 18/03/2020. Essa medida foi tomada celeremente, a fim de subsidiar os municípios em que há campus do IFNMG no enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional no que tange à contaminação pelo novo coronavírus.

Uma ação desenvolvida pelo IFNMG foi a aplicação de questionário aos discentes a fim de mapear as condições de acesso às tecnologias digitais, com o objetivo de se preparar para uma possível oferta de atividades não presenciais mediadas por tecnologias da informação e comunicação neste momento de pandemia. Pensando em oferecer uma educação que seja de fato inclusiva e que abranja a totalidade dos discentes, tanto neste período de distanciamento social quanto por ocasião do retorno das aulas presenciais, época que será bastante desafiadora, já que teremos que abdicar de alguns hábitos de toda uma vida e nos adequar ao novo normal, o IFNMG tem buscado junto ao Ministério da Educação (MEC) recursos a fim de ofertar a nossos discentes condições mínimas para acesso às tecnologias da informação.

Um dos empecilhos para que tenhamos uma educação não presencial que seja para todos, apontado pelo questionário supracitado, é que cerca de 25,7% dos 71,2% dos discentes que responderam não contam com equipamentos, bem como 45% possuem algum tipo de dificuldade com relação ao acesso à internet em casa, seja com relação à disponibilidade, ou limitação de dados. De posse desses dados, o IFNMG apresentou ao MEC projeto que solicita fomento com o objetivo de possibilitar aos discentes o acesso aos referidos equipamentos, a fim de que todos possam ter acesso à educação. Com vistas a atuar também no sentido de oportunizar o acesso à internet, o IFNMG propõe, num primeiro momento, ofertar auxílio para inclusão digital.

Com o intuito de qualificar a oferta de atividades não presenciais mediadas por tecnologia e preparar nossos servidores para as mudanças no processo de ensino aprendizagem, que ocorrerão de forma mais aguda, está sendo ofertado o Curso de “Capacitação para o uso das Tecnologias Digitais na Educação”. O curso conta com a participação de 495 servidores - entre docentes e técnico-administrativos - de todos os onze campi e da Reitoria e possui carga horária de 120 horas, com previsão de término para o final de junho.

Objetivando oportunizar, também, aos discentes um contato com a EAD, o IFNMG vem planejando políticas voltadas para a capacitação deles para o uso das tecnologias digitais. A Instituição pretende oferecer um módulo de capacitação para ambientação em meios virtuais de aprendizagem.

O IFNMG tem envidado tempo e muito trabalho para viabilizar projetos que propõem caminhos para o enfrentamento dos problemas decorrentes da pandemia em várias frentes, dentre elas, citamos: produção e distribuição de álcool líquido e em gel para as secretarias de saúde, busca por insumos que permitam ampliar a testagem da população de sua região de abrangência para o coronavírus, além de ações que almejam buscar soluções para as complexas questões relativas ao ensino que tem se apresentado neste momento de distanciamento social emergencial, que estão alocadas na plataforma “IFNMG não para!”.

Visite os sites abaixo e veja algumas das diversas ações que têm sido desenvolvidas:

Esperamos continuar contando com a colaboração de toda nossa comunidade no engajamento dessas atividades, na certeza de que o IFNMG tem muito a contribuir com nossa região de abrangência neste momento de mobilização mundial. Fiquem em casa, em breve poderemos nos reencontrar!

Montes Claros, 16 de junho de 2020

Comitê de Enfrentamento à pandemia Coronavírus (COVID-19) no âmbito do IFNMG