Portal IFNMG - Nota científica sobre implicações globais da Covid-19 é destaque do 3º número da revista Recital, do Campus Almenara Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Nota científica sobre implicações globais da Covid-19 é destaque do 3º número da revista Recital, do Campus Almenara

Publicado: Segunda, 08 de Junho de 2020, 11h21 | Última atualização em Segunda, 08 de Junho de 2020, 11h21

São raras as ocasiões em que os sujeitos experimentam o sentido da história. Isso ocorre, em geral, quando eles vivenciam tempos de guerra, rupturas políticas e revoluções sociais significativas. Nesses casos, aflora nos indivíduos o senso de pertencimento à comunidade, à nação ou à humanidade. Poucas vezes, porém, a vertigem diante dos acontecimentos no tempo histórico comungou com o espírito científico, para o bem e para o mal. Referimos, por óbvio, à pandemia do novo coronavírus.

Neste cenário, são as organizações científicas locais que podem fornecer as melhores ponderações para as consequências das propostas de enfrentamento à pandemia, participando dos comitês municipais de assessoramento e divulgando dados científicos claros e corretos. Neste esteio, a Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG acaba de lançar o seu terceiro número. Além das contribuições multidisciplinares de autores e instituições de diversas partes do país, esta edição traz uma abrangente nota científica produzida pela professora doutora Xênia Macedo Souto a respeito dos aspectos gerais e implicações globais do COVID-19.

capa recital

Capa traz como pano de fundo a obra The Girl with the Pierced Eardrum, do arista
Banksy (2004), 
que sofreu uma intervenção em 2020 motivada pela pandemia

Novos indexadores

Em 2020, a Recital passou a ser indexada nos seguintes indexadores: Diadorim, Sumários, Livre, Latindex, ISSN Portal, PKP/Index e Google Acadêmico. Nos últimos dias, foi solicitada a entrada no roteiro de avaliação da Capes (Qualis) para o próximo triênio. Além disso, agora a Recital é membro da Associação Brasileira de Editores Científicos e da Crossref, o que permitirá o vínculo do DOI (Digital Object Identifier) aos artigos publicados. O DOI possui padrão internacional e contempla as revistas mais importantes do mundo.

A missão editorial de uma revista acadêmica na periferia da ciência é tarefa árdua, mas possui recompensas. Uma delas é perceber que estamos atingindo um público cada vez maior e autores de várias instituições do país. A par do crescimento do impacto científico da revista, permanece o propósito de divulgar os trabalhos da comunidade acadêmica e contribuir com educação, a ciência e a tecnologia de modo integrado e interdisciplinar.

A Recital está recebendo trabalhos em fluxo contínuo normalmente. Para acessar revista e subemer seu trabalho, entre no site: http://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital

 

Fonte: www.ifnmg.edu.br/almenara

Fim do conteúdo da página