Portal IFNMG - Ensino, pesquisa, extensão e inovação: conte com a parceria da Fadetec na gestão de seu projeto Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Ensino, pesquisa, extensão e inovação: conte com a parceria da Fadetec na gestão de seu projeto

Publicado: Sexta, 05 de Junho de 2020, 09h35 | Última atualização em Segunda, 29 de Junho de 2020, 08h15

Na segunda matéria da série que pretende esclarecer os servidores do IFNMG sobre os principais serviços prestados pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico, confira quais as vantagens de contratá-la para gerenciar projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica

Fadetec Arte 2 portalTodos os servidores do IFNMG que já coordenaram ou participaram das equipes de projetos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica sabem que as exigências burocráticas envolvidas na gestão, principalmente dos recursos financeiros, são sinônimo de dor de cabeça. E o que é pior: muitas vezes, elas exigem um desvio de esforços e energias que deveriam estar canalizados nos objetivos principais dos projetos. É aí que entra a gestão da Fadetec, para orientar e facilitar a vida do servidor!

Antes de mais nada, os servidores precisam saber que a Fadetec pode atuar na gestão de projetos financiados pelo próprio Instituto e por várias agências de fomento. Mas as possibilidades e condições variam em função da instituição financiadora, das condições de cada chamada para financiamento e do tipo de projeto. Por isso, o primeiro passo é consultar a Fadetec a respeito da condição específica de sua proposta.

Outra opção que se mostra muito interessante para o servidor é a possibilidade de captar recursos para o projeto em diversas fontes, incluindo empresas privadas. A Fadetec pode abrir contas específicas para receber esses recursos e direcionar o dinheiro de acordo com o plano de trabalho do projeto. Isso não é viável sem o intermédio da Fundação, já que a opção de depositar o dinheiro na conta da União para ser usado em determinado projeto é inválida e o servidor tem limitações legais para receber valores em seu próprio nome.

Compras e contratações

Um dos principais descomplicadores que a Fadetec oferece é com relação às compras. A burocracia e a morosidade do processo de compras no setor público, aliadas às constantes mudanças nas legislações pertinentes, podem significar dispêndio de muito tempo e energia dos membros da equipe, atrasos de cronogramas e, até mesmo, inviabilizar certas etapas do plano de trabalho.

Apesar de respeitar várias obrigações comuns ao IFNMG, que garantem a lisura do processo de compras, a Fadetec não precisa realizar licitações formais, o que garante mais agilidade às aquisições de insumos e equipamentos e contratação de serviços. O processo é feito a partir da obtenção de três orçamentos, seguido da aquisição/contratação do item junto à empresa que apresentou a menor cotação, desde que ela esteja em dia com as exigências legais. Na hora do pagamento, o coordenador do projeto precisa apenas acessar o sistema de gestão de projetos e enviar a ordem. A Fadetec processa tudo e faz o pagamento via transferência eletrônica.

Além da agilidade para o trabalho, o responsável pelo projeto ganha em segurança e tranquilidade. Uma vez aprovado um projeto, a Fadetec passa a se corresponsabilizar por ele e por fazer a prestação de contas, contando com orientação jurídica e contábil para tal. Agilidade, coerência e responsabilidade andam juntas nesses casos.

Outra vantagem da gestão pela Fadetec é a possibilidade de remunerar pessoas envolvidas no projeto de várias formas, como contratação de empregados e estagiários via CLT, prestação de serviços via RPA e pagamento de bolsas. No entanto, essas possibilidades têm que ser avaliadas, juntamente com a Fundação, de acordo com o que cada projeto permite em termos de pagamento aos colaboradores.

Custos

Apesar de não ter fins lucrativos, para manter-se, a Fadetec estipula um percentual de até 15% do valor total de cada projeto gerenciado a título de custos e despesas administrativas e operacionais. O percentual varia em função da complexidade da proposta e do volume de recursos envolvido, e é definido em negociação entre a Fadetec e o proponente.

Como acionar a Fadetec

O primeiro passo para o servidor que pretende ter o apoio da Fadetec na gestão de seu projeto é elaborar um plano de trabalho, no qual constem, entre outros, objeto, projeto básico, prazo de execução, resultados esperados, metas e respectivos indicadores. Confira aqui um modelo de plano de trabalho elaborado pela Fundação.

Apesar de a formalização da proposta acontecer no âmbito do IFNMG, a orientação é que, antes disso, o proponente encaminhe o plano de trabalho à Fadetec, para análise da viabilidade de execução por intermédio da Fundação. Esse contato inicial deve ser feito pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A partir da sinalização positiva da Fundação e feitas, se necessário, as adequações no plano de trabalho, o servidor-proponente, certo da exequibilidade do projeto por essa parceria, poderá formalizar a proposta na unidade do IFNMG em que estiver lotado, por meio do SEI. Nos campi, a proposta deve ser enviada para a comissão responsável por avaliar a adequação e pertinência do projeto (confira aqui). Caso o proponente seja lotado na Reitoria ou no CEAD, a proposta pode ser submetida diretamente à pró-reitoria pertinente, de acordo com a natureza do projeto.

Na sequência, a proposta seguirá um trâmite interno que inclui a(s) pró-reitoria(s) envolvidas; a Procuradoria, para parecer jurídico; e apreciação pelo Conselho Superior do IFNMG. O tempo necessário para percorrer todo esse caminho pode variar, mas leva, em média, três meses. Por isso, a sugestão é que o servidor interessado em estabelecer a parceria contate a Fadetec com o máximo de antecedência possível, para que o projeto comece a tramitar logo.

Para mais informações, acesse o documento “Normas para relações entre a Fadetec e o IFNMG”. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Fadetec.

Contatos
Página: www.fadetec.org.br
Facebook: facebook.com/fadetec
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (38) 99149-0242

 

Leia também:

Servidor, sabe o que a Fadetec pode fazer por você?

Fim do conteúdo da página