Portal IFNMG - Professores do IFNMG podem apresentar propostas de oficinas para o Programa Novos Caminhos; inscrições começam dia 8 de junho Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 02 de Junho de 2020, 17h48 | Última atualização em Segunda, 29 de Junho de 2020, 08h16

O Ministério da Educação, por meio do Instituto Federal do Espírito Santo, lançou edital para seleção de propostas de implementação de um programa de capacitação de estudantes denominado “Oficinas 4.0” em 15 instituições de ensino da Rede Federal. As instituições vão receber equipamentos, material de consumo e didático, além de recursos para pagamento de bolsas aos participantes. O investimento do MEC nessa ação será de R$ 4,6 milhões.  Serão apoiados projetos de empreendedorismo baseados em conhecimento científico e tecnológico nas áreas: da agricultura, da indústria e do setor de serviços. A iniciativa está sendo executada em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo e sua fundação de apoio.

Podem apresentar as propostas os professores do IFNMG e dos demais Institutos da Rede Federal. Os proponentes serão denominados professores coordenadores, os quais terão também a responsabilidade de, caso sejam contemplados, apresentar os resultados aos parceiros, elaborar da prestação de contas, entre outras demandas. O edital exige desse profissional conhecimento específico sobre tecnologias digitais, empreendimento e inovação, além de habilidade no gerenciamento de equipes de trabalho. O professor coordenador e os professores orientadores devem ser servidores efetivos da Rede Federal e ter seus currículos cadastrados na Plataforma Lattes, atualizados nos últimos seis meses.

Como participar - O prazo para inscrições começa no dia 8 de junho e vai até o dia 28 de agosto de 2020. O resultado final da seleção está previsto para o dia 28 de setembro. As instituições da Rede Federal interessadas em participar devem encaminhar a proposta por meio de sistema eletrônico. Clique aqui para acessá-lo

Programa de capacitação vai preparar estudantes para atuar na Economia 4.0

As capacitações que deverão se propostas são extracurriculares e servirão como imersão em atividades de pesquisa aplicada, para superar desafios tecnológicos reais, enfrentados no dia a dia do setor produtivo. Para desenvolver as soluções tecnológicas inovadoras, os estudantes serão capacitados em pensamento computacional, empreendedorismo, inovação, gestão de projetos e projetos de inovação tecnológica, além de outros temas optativos. Para poderem desenvolver as oficinas, os professores das instituições selecionadas serão capacitados na metodologia específica das oficinas.

Um elemento importante dos projetos a serem selecionados é a aproximação da academia com o setor produtivo. Para isso, as instituições proponentes devem firmar parceria com alguma organização do setor produtivo, que pode ser privada, pública ou da sociedade civil. São esses parceiros que vão apresentar demandas que serão objeto do projeto de inovação a serem conduzidos pelos estudantes, para a elaboração de soluções tecnológicas inovadoras.

A metodologia das Oficinas 4.0 tem sido desenvolvida há três anos pelo IFES. O professor Rodrigo Varejão conta que na capacitação, os estudantes têm oportunidade de aplicar novas tecnologias que nem sempre estão no escopo de seus cursos, mas que já vem sendo usadas pelo setor produtivo. “O ensino, a pesquisa e a extensão ocorrem de forma articulada e aplicada a uma demanda real de um parceiro. Isso provoca diversos desafios aos alunos, que podem então desenvolver e acelerar seu talento”, explica.

Novos Caminhos - O edital faz parte do Programa Novos Caminhos, agenda estratégica do Ministério da Educação para a educação profissional e tecnológica, lançada em outubro de 2019. O programa se subdivide em três eixos. Em um deles, “Inovação e Empreendedorismo”, estão previstas várias ações de fomento a projetos dentro da Rede Federal. Além deste edital, serão lançados em junho outros dois, somando o investimento de R$ 30 milhões em 135 projetos.

Clique aqui para acessar o edital completo.

Com informações do Ministério da Educação (Adaptado)