Portal IFNMG - Empresas que fazem delivery podem compor catálogo on-line como estratégia para driblar a crise por causa da pandemia Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Empresas que fazem delivery podem compor catálogo on-line como estratégia para driblar a crise por causa da pandemia

Publicado: Terça, 19 de Maio de 2020, 18h31 | Última atualização em Quarta, 20 de Maio de 2020, 16h22

Foi do IFMG-Campus São João Evangelista que nasceu a ideia de criar uma plataforma on-line, Juntos a Distância, onde empresas podem divulgar a marca, contatos para pedidos e horário de funcionamento. O objetivo é que, sobretudo, as pequenas lojas, restaurantes e lanchonetes possam contar com mais um canal de divulgação em meio à pandemia do coronavírus.

O IFNMG foi convidado para fazer parte desse projeto e, como não podia ser diferente, aceitou o desafio. O convite partiu do professor André Geraldo da Costa Coelho, que já atuou no Campus Araçuaí e hoje está no IFMG-Campus São João Evangelista. Além de docente, André é orientador técnico da Destaque Jr. Soluções Empresariais e coordenador Técnico do Núcleo de Gestão e Empreendedorismo. Em relação ao Juntos a Distância, o professor é orientador das Empresas Juniores parceiras no projeto.

“Sabemos que o impacto na economia será grande após a pandemia. Diante disso, como forma de promover a responsabilidade social em nossa região, idealizamos um projeto para colaborar com empresários e autônomos nesse momento de pandemia devido à covid-19”, afirma.

André destaca que o projeto se concentra em divulgar autônomos, micro e médios empresários que tenham se adequado às imposições da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e autoridades sanitárias Estaduais e Municipais.

Atualmente, o projeto conta com 22 cidades participantes, entre elas Arcos, Capelinha, Bela Vista de Minas, Coluna, Congonhas, Governador Valadares, João Monlevade, Rio Vermelho e São João Evangelista. Cerca de 180 empresas já aderiram ao projeto e estão sendo divulgadas gratuitamente.

Juntos a distanciaEmpresas, estabelecimentos ou autônomos das cidades de Montes Claros, Januária, Arinos e região podem fazer o cadastro no site Juntos a Distância. O objetivo da ação é que as pequenas lojas, restaurantes e lanchonetes possam contar com mais um canal de divulgação em meio à pandemia do coronavírus e incentivar o distanciamento social 

E o IFNMG? Onde entra nessa história?

O IFNMG passou a integrar essa ação quando o professor André procurou o servidor da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) Wadingthon Veloso, que atua no Núcleo de Relações com o Mundo do Trabalho e da Educação, Técnica e Tecnológica da Proex. Depois de apresentar o projeto, Wadingthon intermediou o diálogo entre três empresas juniores do IFNMG com o André e os particiantes da Destaque Jr. e com a OneBit, empresa parceira do projeto.

Com isso, as Empresas Juniores do IFNMG-Campus Arinos, Campus Januária e Campus Montes Claros se juntaram às Empresas Juniores do IFMG-Campus São João Evangelista, abrindo espaço para que micro e médias empresas do Norte e Noroeste de Minas também possam divulgar seus produtos e serviços no catálogo Juntos a Distância.

“Dessa forma, podemos ser uma ponte entre o comércio e o consumidor que está precisando adquirir algo. As empresas fazem o cadastro gratuitamente, inserem os dados, como em qual ramo atuam, contatos, entre outros. É uma forma de estimular o comércio que está comprometido. É um auxílio no combate aos efeitos da covid-19”, pontua Wadingthon Veloso.

Adesão

Em Arinos, o catálogo on-line já conta com 25 estabelecimentos credenciados, divididos nas áreas de alimentação, farmácia e variedade. Uma das empresas cadastradas é a WR Eletrônicos, que trabalha com assistência técnica em celulares. O proprietário do estabelecimento, Rian Augusto de Assunção, ficou sabendo do catálogo por meio de uma cliente e fez logo o cadastro como uma oportunidade a mais de divulgação. “Embora aqui em Arinos não tenha casos de covid-19 confirmados, tem gente que prefere não sair de casa. A iniciativa foi muito boa”, comenta Rian.

A graduanda Rosimeiry de Jesus Soares do curso de bacharelado em Administração é a presidente da Empresa Júnior Ifjúnior Consultoria Empresarial, do Campus Arinos, e conta que está satisfeita com a adesão das empresas.

Ela explica que a Ifjúnior foi criada com o intuito de ajudar a reduzir os problemas mercadológicos existentes na região “e, nesse momento, coopera com comerciantes e autônomos que estão precisando de ajuda para enfrentar esse novo cenário e com os moradores, que precisam realizar compras e/ou contratar algum serviço permanecendo em quarentena”, evidencia a estudante.

Procuram-se empresas de Montes Claros e Januária

Januária e Montes Claros estão iniciando a etapa de cadastramento das empresas e dos estabelecimentos. Lojas de roupas, maquiagem, restaurantes, lanchonetes ou comerciantes autônomos, todos estão convidados a fazer o cadastro na plataforma Juntos a Distância.

O presidente da Empresa Júnior ICEQ Jr (Inovação e Consultoria em Engenharia Química), Mário Luiz Pereira Souza, acadêmico do curso de Engenharia Química do Campus Arinos, enfatiza que “o projeto é de fundamental importância, visto que pode minimizar os impactos ocasionados pela covid-19 aos empresários de Montes Claros e região, principalmente os trabalhadores autônomos e micro-empreendedores”, por isso esperar que os estabelecimentos possam realizar o cadastro na plataforma.

Como cadastrar?

Para fazer o cadastro, é simples. Basta acessar a plataforma Juntos a Distância (juntosadistancia.onebitjr.com.br) e clicar no link “contato” na barra superior do site, onde há a opção “Faça seu cadastro”. Você será direcionado para um formulário eletrônico, que consta com perguntas simpes, como nome, e-mail, nome do estabelecimento, cidade e horário de funcionamento. Você poderá ainda enviar a logomarca da sua empresa.

Após enviado o formulário, basta aguardar a análise dos responsáveis pelo projeto. Outras informações podem ser obtidas por meio dos seguintes telefones:(31) 99314-6280 e (33) 98838-5955. 

Clique aqui para fazer o cadastro da sua empresa ou do seu estabelecimento.

Fim do conteúdo da página