Portal IFNMG - IFNMG divulga editais para pagar auxílio emergencial para estudantes em situação de vulnerabilidade em virtude da Covid-19 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 12 de Maio de 2020, 11h07 | Última atualização em Terça, 12 de Maio de 2020, 15h04

Auxílio emergencial siteDez campi do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) publicaram nesta segunda-feira (11/05) editais com os critérios para pagamento de auxílio financeiro emergencial para estudantes de cursos presenciais do Instituto que estejam em situação de vulnerabilidade social em virtude da pandemia da Covid-19 e que ainda não recebam nenhum outro auxílio do IFNMG. Os valores do auxílio variam de campus para campus, de R$ 200 a R$ 420 reais mensais.

A exceção é o Campus Januária, que está com outro edital publicado e em andamento, com oferta de novas vagas de auxílios para alunos que já comprovaram situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Quem tem direito? .

Estudantes dos cursos técnicos ou superiores presenciais de qualquer campus do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais que atendam aos seguintes critérios:

- Possuir renda familiar per capita de até meio salário-mínimo, ou seja, R$ 522,50 por pessoa.

- Estar em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, em virtude da pandemia da Covid-19 (por exemplo: se o estudante e/ou membros da família tiverem perdido emprego, reduzido bastante a renda ou terem sido contaminados pela doença);

- Não ser beneficiário e receber os auxílios Permanência I e II do Programa de Assistência e Apoio ao Estudante do IFNMG, que esteja com pagamentos ativos em 2020.

Observações:

O estudante beneficiado com o Auxílio Permanência III poderá solicitar o auxílio emergencial, mas caso tenha sua solicitação aceita, não poderá acumular os dois auxílios. Neste caso, será beneficiado somente com o Auxílio Emergencial, que é de maior valor.

Como as aulas estão suspensas, os estudantes dos regimes residencial e semirresidencial também podem solicitar esse auxílio emergencial, desde que atendam os demais requisitos exigidos.

Como fazer a solicitação?

Para solicitar o recebimento do auxílio emergencial, o estudante precisa preencher o formulário referente ao seu campus e, dentro do formulário, enviar todos os documentos pessoais e os documentos necessários para comprovação da situação de vulnerabilidade.

Para consultar todas as informações e para se inscrever, acesse o link do seu campus:

Campus Almenara
Campus Araçuaí
Campus Arinos
Campus Diamantina
Campus Avançado Janaúba
Campus Montes Claros
Campus Pirapora
Campus Avançado Porteirinha
Campus Salinas
Campus Teófilo Otoni

Nesse vídeo da seção “Descomplica Aí”, falamos sobre alguns dos pontos dos editais desse auxílio emergencial, inclusive mostrando o caminho para chegar aos editais e o preenchimento do formulário: