Portal IFNMG - Servidores e youtubers. Por que não? Conheça servidores do IFNMG que fazem sucesso na internet Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Servidores e youtubers. Por que não? Conheça servidores do IFNMG que fazem sucesso na internet

Publicado: Terça, 07 de Abril de 2020, 16h21 | Última atualização em Quarta, 08 de Abril de 2020, 08h28

Este período de quarentena está sendo uma experiência de grandes descobertas. Entre tantas, o IFNMG descobriu que diversos servidores mandam ver na internet, produzindo conteúdos criativos e de qualidade.

Há os que utilizam mídias sociais como Facebook e Instagram, onde postam conteúdos diversos ou mais especializados. Também existe, no entanto, quem prefere desenvolver um conteúdo em que o vídeo é o cartão de visita. Os youtubers do Instituto estão sabendo  aproveitar os beneficios da internet e das demais ferramentas tecnológicas. 

Zé da Física

O professor de Física José Antônio Duarte Santos, que leciona no Campus Salinas, é um dos youtubers do IFNMG. “Tenho o canal desde 2017. A proposta inicial era criar vídeos apenas para as turmas em que eu leciono, produzir situações e pedir para explicarem o que acontece. Mas percebi que poderia ser um espaço de divulgação científica e de algumas práticas, análises, opiniões e outras coisas”. Hoje, o canal conta com mais de mil inscritos e postagens sobre diversos assuntos ligados a física, experiências e desafios.

Zé da Física

Com a quarentena, o professor, que é mais conhecido como Zé da Física, está também fazendo lives e conteúdos voltados especificamente para o atual momento.

Clique aqui para acessar o canal Zé da Física.

Mais de 100 mil seguidores

O professor Júlio César Guedes Antunes, do Campus Montes Claros, tem um canal no YouTube chamado Sala de Guerra, que começou como um blog em 2007. Desde essa época, a temática abordada era a história militar, principalmente da Segunda Guera Mundial.

O servidor é tão apaixonado por essa temática que comprou uma viatura histórica da Segunda Guerra e resolveu se dedicar a restaurá-la, para atingir o maior grau de precisão possível. Por causa disso, parou de criar conteúdo para o blog e continuou apenas atualizando a página da Sala de Guerra no Facebook. “Eu concluí a restauração em setembro de 2018, e foi justamente quando decidi registrar a Sala de Guerra no YouTube. A plataforma de vídeos é hoje a melhor e mais popular forma de levar educação a todos, então considerei que não havia como fugir dela. Passei o fim de 2018 pensando no formato dos vídeos e montei o cenário e equipamentos no começo de 2019. O primeiro vídeo foi ao ar em 11 de abril de 2019. Hoje temos quase 110 mil inscritos”, conta o professor.

Sala de Guerra

Para Júlio César, produzir conhecimento por meio do canal é uma uma forma de levar conhecimento e informação. E ele garante, o seu canal atinge pessoas além mar: “além dos brasileiros, a Sala de Guerra tem uma grande audiência também em Portugal, Moçambique, Angola e países hispânicos”, informa.

Segundo as estatísticas que o próprio YouTube fornece ao professor, a maior parte do seu público, cerca de 51%, tem de 25 a 44 anos de idade. “Nesta amostragem entram pessoas de todas as classes sociais e regiões brasileiras, então é um público bem diverso. Algo que me deixou muito feliz foi o súbito crescimento do público feminino assistindo os vídeos: até dois meses atrás eram apenas 4% de mulheres; hoje, elas compõem 18% da audiência”, destaca.

Clique aqui para acessar o canal do professor Júlio César.

Inclusão tecnológica

Outro professor que arrasa no universo da web é Wellington Santos da Silva, que é lotado no Campus Januária. Ele possui um canal com quase 100 mil seguidores onde posta vídeos sobre informática, tecnologia da informação e sobre o YouTube.

Ele conta que tudo começou por causa de uma necessidade que tinha em aprender usar um software e que na época era muito difícil encontrar na internet ou até mesmo cursos avançados onde morava. “Daí, passei a consumir muito conteúdo que existia e quando fui aprendendo mais sobre a plataforma, percebi que poderia colaborar com a comunidade. Por causa dos meus tutoriais, fui convidado pelo Youtube para fazer parte de um time de especialistas a nível global. Foi depois de entrar nesse grupo que aprendi muito mais sobre a plataforma e percebi que poderia ajudar mais pessoas, além de meus alunos”.

Wellington

Em 2016, Wellington foi convidado pelo Google para conhecer a sede do YouTube é no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, e para participar da Primeira Conferência dos Colaboradores da Comunidade do YouTube, evento que reuniu pessoas de todas as partes do mundo, como Rússia, França, Japão, Uruguai, Estados Unidos e Brasil.

Desde quando postou o primeiro vídeo em 2011, não parou mais. E ele diz o porquê: “Acredito que nosso país ainda peca em inclusão digital, dessa forma, entendo que minhas videoaulas são muito importantes no aprendizado de quem possui acesso à internet ou não, pois professores podem usar em sala de aula de forma off-line. Sinto-me bem quando gravo uma videoaula e percebo que ajudou outras pessoas”, aponta.

Para as pessoas que desejam criar ingressar nesse universo, Wellington dá a dica: “Para quem está começando, foque em coisas que você gosta de fazer, treine, faça e refaça. Os erros virão, mas serão todos úteis para seu crescimento dentro da plataforma”, ensina.

Clique aqui para acessar o canal do professor Wellington Silva

Quando a arte é o canal

O professor de Artes Pedro Braga, que atua como professor substituto no Campus Diamantina, também tem um canal no YouTube chamado Pirilampo (Clique aqui para acessá-lo). O trabalho é desenvolvido em parceria com o seu companheiro, André Pédico, que é professor de Música do CEFET-MG, em Belo Horizonte.

O canal se configura em oferecer conteúdo voltado para um projeto artístico e educacional para a internet. Em período de quarentena, o professor afirma que a arte deve estar sempre presente e ele explica o motivo: “A arte ocupa um papel central na vida das pessoas, dentro ou fora da quarentena. Porém, num período como esse, em que ficamos impossilitados de sair de casa e precisamos de atividades de lazer, fica patente que a arte ocupa um papel crucial, pois o que seria de nós, agora, se não tivéssemos playlists pra escutar, streamings de séries e filmes pra ver?”.

Pirilampo

Assim como esses quatro servidores, professores e youtubers, há no IFNMG diversos servidores que também utilizam o espaço democrático da internet para produzir conteúdo. Uns com mais tempo de experiência no universo da web;  outros nem tanto. Mas todos com o mesmo objetivo: utilizar a internet e as ferramentas tecnológicas em prol do conhecimento e da informação responsável.

#ficaadica | Mais servidores, mais youtubers

Danilo Carreiro, a Dimitra Vulcana
Professor do Campus Pirapora, Danilo Carreiro é formado em Administração e possui mestrado e doutorado em Ciências da Saúde, conta que se interessou pela área da saúde e por estudos epidemiológicos desde a graduação em Administração. No canal Doutora Drag, por meio da personagem Dimitra Vulcana, Danilo aborda diversas temáticas, como: finanças, questões de gênero, veganismo, feminismo e política.

Dimitra

Clique aqui para acessar o canal Dimitra Vulcana.

Admilson Prates
O professor Admilson Prates possui graduação em Filosofia e em Pedagogia. É mestre em em Ciências da Religião e doutor, também em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Atualmente é coordenador do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFNMG. O seu canal no YouTube aborda temas como: questões éticas e existências; educação, problemas filosóficos como amor, felicidade, liberdade e Ciências da Religião. 

Foto de Admilson

Clique aqui para acessar o canal do professor Admilson Prates.

Paulo Sérgio Henrique dos Santos
O professor do Campus Almenara é graduado em Informática - Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo(2006). Como mestre em Tecnologia da Informação, Paulo Sérgio é professor do IFNMG, atuando nos cursos Técnico em Informática concomitante ao Ensino Médio, Técnico em Administração concomitante ao Ensino Médio e nos cursos superiores Processos Gerenciais e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, também participa do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante(NDE) do curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e é membro titular do conselho gestor. Atualmente é Coordenador do curso Técnico em Informática. Em seu canal, ele aborda temáticas na área de Engenharia de Software e Gestão de Projetos.

Foto de Paulo Sérgio Henrique

Clique aqui para acessar o canal de Paulo Sérgio Henrique dos Santos.  

Fim do conteúdo da página