Portal IFNMG - Diário de bordo: projeto convida alunos do Campus Diamantina a registrar rotina e reflexões durante a quarentena Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 30 de Março de 2020, 09h01 | Última atualização em Segunda, 30 de Março de 2020, 14h57
Tainá foi a primeira a se inscrever e já começou a escrever sobre seus pensamentos e reflexões / Foto: Ana Clara Nobre
imagem sem descrição.

Os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFNMG-Campus Diamantina podem aderir, até esta terça-feira, 31/03, ao projeto de Ensino e Pesquisa “Diário de bordo: Registros da vida cotidiana no período de afastamento social, olhares e sentimentos sobre o mundo”. A iniciativa das professoras Dayse Lúcide e Ramony Oliveira e do assistente de alunos Helvécio D’Ávila Lima propõe que os alunos registrem, em diário impresso/escrito à mão ou digital, os desafios que vêm enfrentando durante a pandemia do CODIV-19: seu modo de observar, olhar e sentir neste momento de isolamento social.

Sentimentos, angústias, ansiedades e expectativas a respeito deste período de quarentena estarão nesses diários. “Os alunos têm demonstrado muita ansiedade e saudade da escola”, conta Dayse, que teve a ideia do diário a partir de uma conversa com alunos do 1o ano por meio de uma ferramenta de bate-papo virtual. “O projeto vem permitir que os estudantes possam melhor dialogar com si próprios e com as angústias que vivem. Acredito que isso os ajudará a passar pelo período de turbulência e manter o foco neles próprios, na família e na escola”, aposta a professora. Além de estimularem os alunos na construção de si próprios como sujeitos de uma ação racional, por meio da escrita de si, os diários também vão permitir aos estudantes exercitar a prática de registro da história do tempo presente.

As inscrições para participar do projeto “Diário de bordo” devem ser feitas on-line. Clique aqui para se inscrever.

Um jeito de enfrentar a pandemia

A escrita do diário terá a mesma duração do período de afastamento social. Enquanto isso, os alunos serão orientados pelos professores em reuniões virtuais semanais via Hangouts (Google). Antes, porém, de iniciar a escrita do diário, os alunos serão incentivados a buscar inspiração no livro “Minha vida de menina”, de Alice Dayrell, e no filme homônimo, que registram a história de Diamantina, entre os anos de 1893 a 1897, e o olhar sobre a cidade pelos olhos da autora adolescente. Tanto o livro quanto o filme estão disponíveis para acesso na internet.

De acordo com Dayse Lúcide, a expectativa é que cerca de cem alunos participem do projeto. A primeira a se inscrever foi Tainá Nogueira Nobre, do 1º ano do técnico em Informática. A jovem, que gosta muito de ler e escrever, vai aproveitar este período para praticar a escrita, o que não vinha conseguindo durante o período letivo regular. Por isso, não perdeu tempo e começou a escrever o diário assim que a professora Dayse lançou a ideia para o grupo de estudantes. “Escrevo não só a rotina, porque ela é muito repetitiva. Estou colocando muitos pensamentos, reflexões que estou fazendo, porque tenho tempo de sobra. O pensar requer ócio, não é?”, reflete Tainá. Mas a estudante também quer aproveitar a oportunidade para dar vazão a ideias que já trazia consigo, antes mesmo da pandemia: “Dá para colocar também algumas críticas sociais que eu tenho vontade de publicar, mas ainda não deu”.

Terminado o período de afastamento social imposto pela COVID-19, os testemunhos de Tainá e dos outros estudantes do IFNMG-Campus Diamantina que aderirem ao “Diário de bordo” serão analisados pelos servidores responsáveis pelo projeto e originarão um artigo científico, em que não serão citados os nomes dos alunos, salvo sob autorização expressa de seus pais. Outras formas de socializar o resultado do projeto ainda serão discutidas com os participantes.

Informações podem ser obtidas  pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo grupo de Whatsapp dos alunos (disciplina de História).

o Helvécio criou um link para inscrição on line. PEÇO a todos que façam a sua inscrição neste link para facilitar o desenvolvimento do projeto. Segue o link https://docs.google.com/forms/d/17-gmxVoFa3i286mcm8O1bSoMeqRRSMab6eeg53HQK9I/prefill