Portal IFNMG - IFNMG-Campus Januária intensifica técnica correta de lavagem das mãos na prevenção de doenças contagiosas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 26 de Março de 2020, 10h17 | Última atualização em Quinta, 26 de Março de 2020, 11h44

CAMPANHA CORONA VÍRUS 2.jpg

Os alunos do 1º módulo do curso técnico em Enfermagem do IFNMG-Campus Januária realizaram, em ambiente escolar, uma atividade educativa, versando sobre a relevância da higienização das mãos e sua função no bloqueio de infecção cruzada. Orientados pela professora Thatiane Lopes Oliveira, os alunos desenvolveram cartilhas informativas que abordam a importância e a necessidade da lavagem das mãos.

O objetivo da proposta foi orientar os discentes e a comunidade sobre a relevância do ato e a realização correta da técnica. Objetivou-se, ainda, trabalhar com os educandos o desenvolvimento de habilidades que proporcionem a execução de atividades educativas, visto que, os educandos, futuramente, irão laborar em diferentes contextos e, para isso, é importante a aquisição de conhecimentos visando à prevenção de doenças e promoção da saúde num contexto de educação, com foco comunitário.

Segundo a professora Thatiane, “a boa higiene das mãos, executada no momento certo e de maneira correta, pode prevenir infecção e evitar doenças, num contexto de iminente pandemia da Codiv-19 (doença causada pelo novo Coronavírus)”. A higienização das mãos é reconhecida mundialmente como a medida mais simples, de baixo custo e com maior impacto para a prevenção de alguns contágios.

Atualmente, a temática concernente ao coronavírus é destaque na saúde pública global e, por isso, é de suma importância o conhecimento sobre a técnica correta de higienização das mãos na prevenção dessa doença. Outras doenças como sarampo, gripe, hepatite A, conjuntivite também são altamente contagiosas e a simples lavagem das mãos pode prevenir a transmissão cruzada desses patógenos.

Higienização mãos.jpg

Assim, o ideal é lavar as mãos frequentemente com água e sabonete, por pelo menos 40 segundos e, se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos do tipo álcool gel 70%, por pelo menos 20 segundos.

CAMPANHA CORONA VÍRUS 6.jpg

Confira o vídeo sobre a correta lavagem das mãos aqui!

Fonte: www.ifnmg.edu.br/januaria