Portal IFNMG - Campus Almenara inaugura Unidade de Referência Tecnológica da Embrapa e Laboratório de Campo Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 31 de Outubro de 2022, 08h38 | Última atualização em Quinta, 05 de Março de 2020, 13h51
imagem sem descrição.

Nesta quarta-feira, 04/03, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Almenara recebeu autoridades externas e estudantes e servidores para a cerimônia de inauguração de duas estruturas muito importantes para o incremento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão e desenvolvimento das atividades produtivas da região: a Unidade de Referência Tecnológica (URT) da Empresa Brasileira de Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Laboratório de Campo.

inauguracoes almenara mesa

A mesa da inauguração foi composta pelo reitor do IFNMG, professor José Ricardo; pelo representante do Comitê de Implantação e Acompanhamento da URT, Robespierre Ferraz; pelo diretor-geral do IFNMG - Campus Almenara, Joan Brálio; pelo prefeito municipal de Almenara, Ademir Gobira e pelo secretário de esportes e representante do deputado federal Reginaldo Lopes, Marcos Danilo. O deputado Reginaldo Lopes e o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Frederico Durães, enviaram vídeos parabenizando o IFNMG e os parceiros pela inauguração.

URT da Embrapa

A URT da Embrapa que foi oficialmente inaugurada no Campus Almenara é o resultado da articulação do IFNMG com a Embrapa Milho e Sorgo, de Sete Lagoas (MG), a Prefeitura Municipal de Almenara, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), o Senar, a Emater-MG e a Nova Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Jequitinhonha (Nova Ambaj).

Para o reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, essa confluência de tantas instituições reflete a forma em que o Instituto vem procurando trabalhar sobretudo em momentos de dificuldades financeiras: com parceria, diálogo, respeito, valorização da cultura regional e envolvimento de instituições empenhadas em contribuir com o desenvolvimento local.

E o IFNMG é uma das primeiras instituições de ensino que conseguiu implantar a unidade da Embrapa, que fez uma parceria para levá-la para outras instituições da Rede Federal e todo o país.

Segundo o diretor-geral do Campus, professor Joan Brálio Mendes Pereira Lima, trata-se de uma das unidades implantadas para produzir dados experimentais e testar variedades da Embrapa em regiões específicas. A URT do IFNMG - Campus Almenara “é uma área de campo que trabalha com forrageiras, mandioca e variedades de milho, sorgo, capim, cana… Essas variedades são testadas em ensaios experimentais”, conta Joan Brálio. Os pesquisadores e técnicos da Embrapa prestam todo o apoio e a assessoria necessários para a realização dos testes, mantendo rotinas de visitas à URT.

“Testamos, por exemplo, variedades de milho, a resposta delas à irrigação, à adubação e, assim, conseguimos passar para o produtor da região dados levantados no Baixo Jequitinhonha. Essas informações são importantes para subsidiar o produtor nas suas escolhas”, frisa o professor Joan.

Bom para o produtor da região e também para alunos e professores do IFNMG-Campus Almenara, especialmente dos cursos de Engenharia Agronômica e técnicos em Agropecuária e Zootecnia, que podem envolver-se com as atividades de pesquisa e extensão propiciadas pela URT. Como exemplos, o diretor geral cita projetos de pesquisa e TCCs (trabalhos de conclusão de curso) que podem surgir a partir dos ensaios experimentais e a realização de dias de campo, com a participação da comunidade.

A URT começou a ser implantada em outubro de 2019 e o plantio deu-se em dezembro. Agora, com todas as culturas já implantadas, o momento é de avaliação. Mas a URT tem uma ação contínua, com testes de novas variedade e culturas e definição de novas estratégias de plantio.

Laboratório de campo

Novidade no Campus, o Laboratório de Campo será dedicado a atividades práticas de ensino e pesquisa na área de Tecnologia de Alimentos, para atendimento das necessidades dos cursos superior de Engenharia Agronômica e técnico em Agropecuária. O laboratório atenderá, ainda, demandas de projetos de extensão desenvolvidos junto às comunidades locais, sobretudo com foco na agricultura familiar.

Além da área destinada às atividades práticas, o espaço inclui sala de professores e dois banheiros. Para a construção da estrutura, foram investidos R$ 243.682,05, sendo R$ 214.236,05 financiados por emenda parlamentar do deputado federal Reginaldo Lopes. O restante foi custeado por recursos orçamentários do IFNMG.

Apesar ainda ser necessária a aquisição de alguns equipamentos que permitirão seu pleno funcionamento, o Laboratório de Campo já será aberto para uso após a inauguração.

Confira algumas fotos da solenidade de inauguração:

inauguracoes almenara5

inauguracoes almenara6

inauguracoes almenara2

inauguracoes almenara7

Acesse mais fotos na página do IFNMG no Facebook.