Portal IFNMG - Hospital Veterinário do Campus Salinas é inaugurado oficialmente e inicia atendimento à comunidade Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 04 de Março de 2020, 19h35 | Última atualização em Quinta, 05 de Março de 2020, 07h29
imagem sem descrição.

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)-Campus Salinas realizou na manhã desta quarta-feira, 04/03, a cerimônia de inauguração do Complexo de Atendimento Clínico Veterinário (CACV), mais conhecido como Hospital Veterinário. O evento contou com a presença do reitor do Instituto, professor José Ricardo Martins da Silva, de gestores, servidores e alunos do IFNMG e do prefeito municipal de Salinas, Ze Prates, entre outros membros da comunidade interna e externa.

O IFNMG investiu cerca de R$ 6,4 milhões na construção da obra, concluída em 2019, e mais R$ 600 mil para equipar a estrutura. A área total do Complexo é de 17 mil m2 , sendo 4 mil m2 de área construída. A unidade é organizada em 12 blocos, com estruturas destinadas, entre outros, à parte clínica, laboratórios e salas de aula.

O reitor José Ricardo, que inclusive é médico veterinário, destacou a grandiosidade da obra, que faz com que o Instituto seja uma das poucas instituições de ensino no Brasil que possuem um hospital veterinário. "Essa é uma das maiores obras que fizemos nos últimos anos. E mesmo com todas as dificuldades, a sua entrega definitiva é uma confirmação de como os servidores e os parceiros desta instituição trabalham com zelo pela coisa pública e pelos nossos queridos alunos", disse o reitor.

O diretor-geral do Campus Salinas, professor Wagner Patrício de Sousa Junior, agradeceu e homenageou diversas pessoas que se empenharam em transformar esse difícil sonho em realidade e contou um pouco da história do hospital, que começou em 2014. "Estávamos com uma clínica bem montada, mas precisávamos evoluir, e a evolução leva tempo. A obra, os equipamentos, os recursos, o atendimento, as aulas, tudo foi vindo aos poucos, mas hoje já estamos muito bem instalados e começando, enfim, a atender a comunidade", disse Wagner, que também destacou os desafios diante das restrições orçamentárias e das possiveis parcerias para iniciar projetos de pesquisa e extensão.

O prefeito Ze Prates e a pró-reitora de Extensão e ex-diretora do Campus Salinas, professora Maria Araci Magalhães, destacaram a importância de sonhar e de colocar em prática esses sonhos para que o Campus evolua continuamente e seja cada vez mais importante para o desenvolvimento local.

Após as falas e homenagens, os presentes conheceram as instalações do complexo, que foram apresentadas e explicadas por alunos e servidores do curso de Medicina Veterinária.

O Hospital

Entre as diretrizes que nortearam a concepção e construção do Hospital, destacam-se o bem-estar animal, com todos os ambientes, tais como currais e baias, planejados com esse foco; a acessibilidade à comunidade escolar, com calçadas em piso podotátil e acesso em rampa, banheiros acessíveis, mapas táteis e identificação de ambientes em Braille; e a sustentabilidade ambiental - a unidade dispõe de sistema de captação de água da chuva, com tanque de armazenamento com capacidade de 500 m3, para utilização em limpeza e irrigação de jardins.

Em funcionamento desde o último mês de setembro, o Complexo tem como foco inicial o atendimento clínico e cirúrgico (pequenos procedimentos, inicialmente) de pequenos animais e atividades didáticas, teóricas e práticas, do curso de Medicina Veterinária, até que se atendam as demandas de equipamentos, mobiliário e pessoal indispensáveis para seu pleno funcionamento.

Atendimento à comunidade

Juntamente com a inauguração oficial, o Hospital Veterinário celebra, nesta semana, a abertura dos primeiros serviços à comunidade, como explica o coordenador e responsável técnico, professor Walter Octaviano Bernis Filho. O atendimento clínico de pequenos animais acontece às segundas-feiras, das 7h30 às 9 horas, e a avaliação de pacientes que precisam de cirurgias simples será às quintas-feiras, das 13h30 às 15h30.

Os atendimentos são realizados por ordem de chegada e para que o animal seja atendido é necessário que seja levado pelo dono/tutor responsável, desde que maior de idade. O Hospital Veterinário fica no IFNMG-Campus Salinas, localizado na Fazenda Varginha, km 02 da Rodovia Salinas-Taiobeiras. Dúvidas sobre os atendimentos podem ser esclarecidas via Whatsapp: (38) 99881-4591.

Por enquanto, não haverá serviço de internação de animais.

Confira algumas fotos da cerimônia:

inauguracao salinas3

inauguracao salinas6

inauguracao salinas2

inauguracao salinas5

inauguracao salinas4

Confira mais fotos da solenidade na página do IFNMG no Facebook.