Portal IFNMG - Campus Januária inaugura Laboratório, prédio de Assistência Estudantil e Centro de Memória Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 03 de Março de 2020, 20h28 | Última atualização em Quarta, 04 de Março de 2020, 07h36
imagem sem descrição.

Na manhã desta terça-feira, 03/03, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Januária realizou a inauguração oficial de três novos espaços: o Departamento de Assistência ao Educando e Apoio à Educação, o Laboratório de Biologia, Física e Botânica e o Centro de Memória do Campus.

O reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, destacou que essas e as demais obras que estão sendo entregues neste mês de março refletem o trabalho árduo que vem sendo feito pelo Instituto no sentido de garantir as melhores condições possíveis aos estudantes, servidores e comunidade externa mesmo com todas as dificuldades de contingenciamento de recursos. “O nosso trabalho é sempre detectar em nossas áreas o que mais podemos fazer para alavancar o desenvolvimento local, e aí vamos atrás de recursos, parcerias e muito diálogo e serenidade com a coisa pública para dar o que a sociedade quer e necessita”, disse o reitor.

O diretor-geral do Campus Januária, professor Cláudio Roberto Ferreira Mont'Alvão, ressaltou que inaugurar esses espaços é prestar uma homenagem às equipes que já há algum tempo estão trabalhando arduamente para atender os estudantes. “Nosso trabalho é todo voltado ao educando, então pensamos sempre no melhor que podemos fazer para o bem-estar do educando. Essas obras e o trabalho desenvolvido pelos servidores são uma prova disso”, disse.

Laboratório

LABORATÓRIOS 1 CopiaPara a construção do prédio do laboratório, uma edificação de 937,74 m², foram investidos cerca de R$ 1,8 milhão de reais. Apesar do nome ser mais sucinto, na verdade, o prédio abriga oito laboratórios: Instrumentação, Botânica, Microbiologia, Zoologia e quatro laboratórios de Física. Também compõem a estrutura uma sala de professor por laboratório, dois banheiros amplos e dois banheiros para pessoas com deficiência, além de amplo hall de circulação.

Em funcionamento desde setembro de 2018, o espaço é destinado a atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atende alunos dos cursos técnicos em Meio Ambiente, Agropecuária e Edificações e dos cursos superiores de licenciatura em Física, Biologia e Matemática, além dos bacharelados em Agronomia, Engenharia Civil e Engenharia Agrícola e Ambiental.

Segundo a professora Tatiana Tozzi Martins Souza Rodrigues, os laboratórios, que comportam turmas com mais de 20 pessoas, atendem as aulas práticas desses cursos. Além disso, “esses ambientes permitem expandir as ações dos laboratórios em novas linhas de pesquisa e também o compartilhamento do espaço e equipamento entre pesquisadores. São importantes, ainda, para absorver a crescente demanda, por parte dos estudantes, por inserção em atividades de pesquisa nas áreas da Física e Biologia”, ressalta a professora.

Assistência estudantil

DAEAE 3 CopiaOutro espaço que foi oficialmente inaugurado nesta terça-feira também já está em pleno funcionamento, desde o final de 2018. Trata-se do prédio que passou a abrigar o Departamento de Assistência ao Educando e Apoio à Educação ou, mais informalmente, a assistência estudantil do Campus Januária.

A edificação, de 412,50 m², foi construída para atender às necessidades específicas dos serviços prestados pelo setor. Oferece espaço para enfermaria, atendimento médico, psicológico e odontológico, serviço social e assistência ao educando. Dispõe, ainda, de sala de reunião/minianfiteatro, salas administrativas, copa e quatro banheiros, sendo dois para pessoas com deficiência. “Por ser um ambiente planejado, mais arejado, ter instalações novas e espaço mais amplo, [o novo prédio] favoreceu o atendimento ao educando, trazendo, melhor conforto aos profissionais, alunos e visitantes”, avalia o assistente de alunos José Áureo Almeida.

Na construção do prédio da assistência estudantil, foram investidos cerca de R$ 970 mil.

Centro de Memória

foto inauguracoes7O Centro da Memória do Campus Januária reúne fotografias, equipamentos e registros que contam um pouco dos 60 anos de história da unidade, que nasceu em dezembro de 1960 como Escola Agrotécnica de Januária, teve outras denominações até se transformar em Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, em 2008.

O Centro foi montado em um espaço próximo à entrada do Campus e ainda receberá outras máquinas antigas e registros enviados por servidores e alunos atuais e passados.

O espaço foi idealizado e organizado por diferentes setores, mas em especial pela Assessoria de Comunicação, que reuniu o acervo e fez a escolha e o tratamento dos registros.

A servidora Izabel Alves Macedo Mendes, uma das idealizadoras do projeto, diz que a ideia vem sendo trabalhada há pelo menos 25 anos, e aos poucos foram sendo buscadas fotografias e registros para construir essa memória sexagenária. “Esse espaço não é de uma memória passada e finalizada, pois a gente faz história todo o tempo e conta e reconta a história todo o tempo. Quem fez e faz parte dessa história precisa continuar a enviar registros e fotografias para seguirmos com esse centro vivo”, disse Izabel.

Confira outras fotos das inaugurações:

foto inauguracoes2

foto inauguracoes3

foto inauguracoes4

foto inauguracoes5

foto inauguracoes6

Veja mais fotos das inaugurações na página do IFNMG no Facebook.