Portal IFNMG - Campus Salinas entrega obra de reforma dos blocos masculinos da moradia estudantil Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 10h44 | Última atualização em Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 11h50

moradia

Moradia estudantil do Campus Salinas atende alunos de baixa renda de cursos integrados ao ensino médio

No início deste mês de fevereiro, o IFNMG-Campus Salinas abriu as portas de sua moradia estudantil para que toda a comunidade escolar pudesse conhecer os blocos dos alojamentos masculinos recém-reformados. No total, os alojamentos masculinos oferecem 114 vagas para alunos, distribuídas em três blocos com quatro alojamentos cada.

A nova estrutura conta com aquecimento solar, climatização, internet sem fio, circuito de monitoramento de segurança e sistema de prevenção de combate a incêndio e pânico. Os alojamentos dispõem, ainda, de quartos adaptados para receber pessoas com deficiência, conforme disposições da NBR ABNT 9050, garantindo o direito à acessibilidade a todas as pessoas que necessitarem fazer uso da edificação.

Segundo o professor Wagner Patrício de Sousa Júnior, diretor-geral do Campus Salinas, a reforma da moradia estudantil era esperada há muito tempo por toda a comunidade escolar e trata-se de “uma grande conquista para toda a região, considerando-se que recebemos alunos carentes vindos de inúmeras cidades da nossa área de abrangência”. O diretor lembra, ainda, que a reforma está em consonância com uma das demandas prioritárias apontada pela comunidade nas reuniões do orçamento participativo. “A obra foi idealizada buscando-se atender as normas de segurança e higiene, além de criar um ambiente aprazível aos residentes”, acrescentar o professor Wagner.

Wallison David Almeida Alves, aluno do 2º ano do curso técnico em Informática, concorda que as novas instalações estão muito melhores que as antigas, que, segundo ele, estavam bastante precárias e trouxeram alguns problemas ao longo do primeiro ano em que morou lá. “Este ano estamos em uma moradia bem melhor, com conforto, sendo dividida em copa, quarto e banheiro. Uma copa com sala de estudos que está muito bem organizada, os quartos são climatizados, os banheiros são mais organizados”, conta o estudante.

Walisson

Wallison Alves: conforto e organização são os destaques da estrutura recém-reformada

Programa de moradia estudantil

O programa de moradia estudantil é um dos benefícios de assistência estudantil disponível em alguns dos campi do IFNMG, como em Salinas. A moradia estudantil destina-se ao atendimento de alunos de baixa renda matriculados nos cursos técnicos integrados ao ensino médio cujas famílias residem na zona rural ou fora do município de Salinas. Trata-se de um programa fundamental para garantir o acesso ao ensino a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem para contribuir com a permanência e o êxito desses estudantes ao longo do percurso escolar. Os editais de seleção de alunos que têm direito à moradia estudantil são publicados anualmente.

No Campus Salinas, os alunos residentes têm à sua disposição uma equipe multidisciplinar composta por assistentes de alunos, assistente social, enfermeiras, médico, nutricionista, odontólogo e psicólogo. Eles recebem diariamente, no refeitório do Campus, cinco refeições gratuitas (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) e também podem utilizar o serviço de lavanderia disponível no local.

refeitório Salinas

No refeitório do Campus, residentes recebem, diariamente, cinco refeições gratuitas

Ainda em 2020, está prevista a conclusão da obra de reforma do bloco que será destinado ao alojamento feminino. Visando garantir a igualdade de condições entre os gêneros, o Campus Salinas atenderá mais essa demanda da comunidade escolar, condição que vinha sendo reivindicada pelas alunas do IFNMG.

O valor total da obra, incluindo o bloco de alojamento feminino, está orçado em R$ 2.220.282,79. A obra está sendo custeada com recursos orçamentários do próprio Campus e recursos provenientes de emendas parlamentares.

Equipe multidisciplinas

Equipe multidisciplinar responsável pelo atendimento dos alunos residentes no Campus

moradia instalações

Detalhes internos das estruturas reformadas para alunos residentes em Salinas