Portal IFNMG - Volta às aulas no IFNMG: que seja um 2020 de amor e empatia! Ir direto para menu de acessibilidade.

Volta às aulas no IFNMG: que seja um 2020 de amor e empatia!

Publicado: Quarta, 05 de Fevereiro de 2020, 10h22 | Última atualização em Quarta, 05 de Fevereiro de 2020, 10h23
imagem sem descrição.

A partir dessa semana, os campi do IFNMG voltam a ficar movimentados com a presença diária dos mais de 11 mil estudantes dos cursos regulares presenciais. São estudantes de diferentes cidades, histórias, etnias, cores, situações sociais, religiões e pensamentos. Essa pluralidade é uma marca da nossa região e da nossa instituição, e precisa ser não só respeitada, como corriqueiramente valorizada. É na diversidade que se constroem relações ricas e saudáveis. É na diversidade que se aprende e se evolui e faz valer de forma efetiva a missão para a qual os Institutos Federais foram criados: ser um espaço que, com sua estrutura, seus profissionais e sua pedagogia diferenciada, potencializa saberes e possibilidades diversos que de outra forma dificilmente seriam despertados.

Como forma de reforçar esse desejo de fazer de 2020 um ano de mais amor, empatia e respeito à diversidade, sem assédio, preconceito ou qualquer tipo de constrangimento no ambiente escolar, os servidores – nas jornadas pedagógicas – e os estudantes – nas aberturas do ano letivo – estão sendo convidados a refletir e se conscientizar, por meio da campanha “Constrangimento não tem graça – IFNMG a favor do respeito”.

Dar apelidos pejorativos vinculados a características físicas, raciais ou sexuais, zombar da dificuldade de algum aluno com uma matéria ou com uma nota baixa, exigir de um colega ou aluno algum favor em troca de boa nota, expor ou ridicularizar as ideias ou o trabalho de um colega, espalhar boatos sobre a vida pessoal de alguém, fazer complô para isolar um colega. Tudo isso é constrangimento – e constrangimento não tem graça.

Para combater essas atitudes é necessário que todos se engajem nessa luta e tenham em mente o papel do IFNMG e a sua característica essencialmente diversa e plural. Caso esteja havendo algum tipo de conduta que possa ser ofensiva, preconceituosa ou constrangedora, pode ser realizada uma denúncia, seja diretamente com um servidor da instituição, ou por escrito para o gestor da instituição ou na Ouvidoria do IFNMG, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pelo sistema e-ouv ou pelo telefone (38) 3218-7300.

Nesse vídeo da série “Descomplica aí”, falamos de forma simples e didática sobre exemplos de atitudes que precisam acabar e sobre os canais existentes para eventuais denúncias. Confira: