Portal IFNMG - Na Universidade de Yale (EUA), três alunos representam o IFNMG em evento de simulação dos comitês da ONU Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 24 de Janeiro de 2020, 09h12 | Última atualização em Sexta, 24 de Janeiro de 2020, 10h48

Três alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFNMG estão nos Estados Unidos, onde participam, até o próximo domingo, 26/01, do Yale Model United Nations, evento de simulação dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU) realizado pela Universidade de Yale, situada em New Haven, Connecticut. São eles os alunos do Campus Almenara Juan Cordeiro Bispo (do técnico em Zootecnia) e Ana Júlia Reis de Oliveira (técnico em Informática) e a aluna do Campus Teófilo Otoni Emily Esteves Gil (técnico em Agropecuária).

O convite para que o IFNMG enviasse representantes ao evento veio em setembro de 2019, pela representação da universidade norte-americana no Brasil, como explica o professor de História Leonardo Machado Palhares. Segundo ele, o convite foi direcionado ao Campus Almenara, que é o berço do IFMundo,  projeto de ensino, pesquisa e extensão que começou em 2016 e, desde 2018, integra os 11 campi do Instituto. Assim como o evento de Yale, o IFMundo também é uma simulação, em menor escala, dos comitês da ONU, em que alunos representam agências, organismos e instituições nacionais e internacionais. Os objetivos são promover e vivenciar práticas parlamentares, discutir e debater ideias em ambiente público, promover o desenvolvimento acadêmico, a percepção geopolítica e o engajamento em questões globais relevantes, além de internalizar valores e conceitos consoantes aos direitos humanos.

Os estudantes do IFNMG vão levar essa experiência vivida nos campi para o Yale Model United Nations. Juan representará o comitê do Haiti e Ana Júlia, do Camboja. Já Emily participará do comitê histórico, como representante do bispo Paulinus de Tyrus durante o Concílio de Nicea, realizado pela Igreja Católica no ano de 325 d.C. Os alunos farão suas participações em inglês. “Como acontece no IFMundo, participaremos dos debates como todos os outros inscritos no evento. Eu fico honrada por estar representando o Instituto tão longe de casa”, conta Ana Júlia. Emily espera poder representar bem o seu campus e também ter um bom desempenho no comitê de que vai participar.

Mas as expectativas dos estudantes vão além da participação no evento. Elas querem aproveitar a oportunidade para viver novas experiências, conhecer pessoas de vários países e fazer amizades. As chances são grandes, já que o evento reúne representantes de mais de 30 países. “Tenho certeza de que esta viagem será incrível”, aposta Emily.

Cidadania mundial

Para o professor Leonardo Palhares, a realização de eventos como o da Universidade de Yale e o IFMundo vai ao encontro de uma perspectiva que vem se firmando como um novo pilar para a educação neste século: a ideia da educação para uma cidadania mundial, não apenas local e regional. Uma perspectiva “anunciada pelo pesquisador e filósofo colombiano Bernardo Toro”, como lembra o professor do IFNMG. A ideia, segundo Leonardo, é organizar e amplar ações que formem o ser humano para saber lidar e aprender com o outro, promovendo o diálogo, tão difícil quanto necessário, para a “compreensão mundial e a construção de um mundo mais fraterno e solidário”.

Seleção

Quando recebeu o convite para participar do evento na Universidade de Yale, o IFNMG não dispunha de recursos orçamentários para bancar a ida dos alunos. Por isso, o Campus Almenara realizou chamada pública para buscar parceiros dispostos a patrocinar a viagem e passou a contar o apoio da Propague Publicidade e da AABB. Na sequência, foi aberta a seleção dos dois estudantes de Almenara, por meio de edital público.

Tanto no Campus Almenara quanto Teófilo Otoni - no qual o professor Leonardo Palhares passou a ser lotado no desenrolar desse processo -, o convite à participação foi aberto à comunidade escolar, com a condição de que o próprio interessado pudesse arcar com os custos. Mas, no final do ano, com a liberação de recursos do orçamento do IFNMG que haviam sido contingenciados, a Reitoria também pôde colaborar com o custeio da viagem do grupo.

Os alunos do IFNMG retornam ao Brasil na próxima terça-feira, 28/01.