Portal IFNMG - Candidatos classificados no Processo Seletivo devem acompanhar a convocação da 2ª chamada Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 23 de Janeiro de 2020, 09h24 | Última atualização em Sexta, 24 de Janeiro de 2020, 10h47

A partir desta quinta-feira, 23/01, os candidatos que estão na lista de espera do Processo Seletivo do IFNMG, para cursos técnicos nas modalidades integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio, poderão ser convocados na 2ª chamada, a ser divulgada, separadamente, por cada campus (exceto o Campus Araçuaí) e pelo Cead (Centro de Referência em Formação e Educação a Distância). A 2ª chamada acontece para preencher as vagas que não são preenchidas quando há desistência ou cancelamento de matrícula dos candidatos da 1ª chamda. O edital de convocação da 2ª chamada será publicado na página  de cada campus/Cead dentro deste portal eletrônico do IFNMG (ver menu de navegação à esquerda da página) ou na seção "Documento por campus" na página do Processo Seletivo. A publicação é feita, ainda, nos murais das unidades de ensino do IFNMG. O Campus Araçuaí publicará a 2ª chamada do Processo Seletivo no dia 29/01.

As matrículas dos candidatos convocados na 2ª chamada devem ser realizadas nos dois dias úteis após a publicação da respectiva chamada, no campus para o qual o candidato se inscreveu ou no Cead, se for o caso. Todos os candidatos (da ampla concorrência e também os aprovados pelo sistema de reserva de vagas) devem apresentar  os seguintes documentos, listados nos editais nº 137/2019 (Concomitante/Subsequente) e nº 138/2019 (Integrado):

- Requerimento de Matrícula, Termo de Ciência e de Compromisso assinado pelos pais ou responsável, se o requerente for menor de 18 anos, fornecido pela Coordenação/Coordenadoria/Núcleo de Registros Escolares do Campus;
- Histórico Escolar de conclusão do ensino fundamental ou declaração de conclusão do ensino fundamental emitida por instituição oficial reconhecida ou autorizada a funcionar pelo MEC;
- Certificado de conclusão do ensino fundamental, caso este documento não esteja incluído no histórico escolar.

Observação: A declaração original de conclusão do ensino fundamental, emitida por instituição oficial reconhecida ou autorizada a funcionar pelo MEC, será aceita para efeito de matrícula e suprirá, temporariamente, o histórico escolar e o certificado de conclusão, devendo o candidato providenciar a entrega do histórico ou do certificado de conclusão do ensino fundamental. Em hipótese alguma será aceita matrícula do candidato que não tenha comprovante de conclusão do Ensino Fundamental.

- 1 (uma) fotografia recentes 3x4 coloridas;
- Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
- Documento de Identidade do candidato e do representante legal, se for o caso (original e cópia);
- Cadastro de Pessoa Física – CPF do candidato e representante legal, se for o caso (original e cópia);
- Comprovante de quitação com o Serviço Militar para candidatos brasileiros do sexo masculino, maiores de 18 anos (original e cópia);
- Formulário socioeconômico disponibilizado no ato da inscrição, devidamente preenchido;
- Comprovante de residência – Ex. Conta de luz (original e cópia);
- Cartão Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde).

Candidatos das cotas

No período de matrícula, os candidatos contemplados pelo sistema de reserva de vagas também devem entregar a documentação comprobatória para garantir o ingresso pelas cotas. A lista dos documentos comprobatórios referente ao Sistema de Reserva de Vagas está disponível nos editais nº 137/2019 (Concomitante/Subsequente) e nº 138/2019 (Integrado) no item 5.

Atenção!

Os documentos a serem apresentados pelos candidatos deverão ser fotocópias (legíveis e sem rasuras), podendo ser autenticadas na Coordenação/coordenadoria/núcleo de Registros Escolares do Campus para o qual o candidato se inscreveu, mas é preciso apresentar os documentos originais.

O candidato menor de 18 anos deverá estar acompanhado durante a solicitação de matrícula pelo pai, mãe ou responsável legal, os quais deverão apresentar, no ato da matrícula, CPF, RG e documentação comprobatória de parentesco. Se, excepcionalmente, o responsável legal não puder comparecer para efetuar a matrícula, esta poderá ser feita por procuração particular simples.

Outras chamadas

A homologação de matrículas dos convocados na 2ª chamada e o resultado da análise de documentação comprobatória dos candidatos contemplados pelo sistema de reserva de vagas (cotas) serão divulgados neste portal eletrônico. Se houver necessidade, cada campus e o Cead publicarão, posteriomente, novas chamadas de candidatos classificados no Processo Seletivo para preencher as vagas dos cursos técnicos.

O IFNMG orienta os aprovados a confiarem nos canais oficiais de comunicação do Instituto, sendo eles: Portal IFNMG, Página Oficial do IFNMG no Facebook e Instagram (@ifnmg_oficial).

Todas as informações relacionadas aos procedimentos de matrícula podem ser encontradas nos editais (Edital nº 137/2019 – Concomitante/Subsequente e Edital nº 138/2019 - Integrado).

Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente no Campus para o qual o candidato se inscreveu e foi aprovado. Clique aqui para acessar os telefones dos campi.