Portal IFNMG - Com 40 mil seguidores, ex-aluno do IFNMG viajará a todos os campi para divulgar a instituição Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 20 de Janeiro de 2020, 10h57 | Última atualização em Segunda, 20 de Janeiro de 2020, 11h09
André fez curso técnico e superior no IFNMG e hoje vive exclusivamente de produção de vídeos para internet
imagem sem descrição.

Natural da pequena cidade de Cônego Marinho, o ex-aluno do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, André Felipe Gomes começa nesta semana a cumprir uma promessa que fez há alguns anos por ter tido sua vida transformada pelo IFNMG: se conseguisse viver exclusivamente da internet iria percorrer todos os campi para divulgar o tamanho e a importância da instituição. Desta terça-feira, dia 21, até o dia 15 de fevereiro, André irá percorrer aproximadamente 5 mil quilômetros.

André tem mais de 40 mil seguidores em suas redes sociais, e durante a viagem fará imagens aéreas com um drone para falar em seus canais dos 11 campi do IFNMG. Posteriormente, irá repassar todo o material para utilização do Instituto. André irá viajar por conta própria, contando com apoio do IFNMG e de algumas empresas privadas.

A sua história no IFNMG começou como interno do Campus Januária, onde fez curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio. Depois, formou-se em medicina veterinária no Campus Salinas e inclusive vai aproveitar a passagem pelo campus para colar grau. André conta que tudo começou quando despretensiosamente fez alguns vídeos com um drone dentro do próprio do IFNMG e criou seu canal. Hoje mora em São Paulo e vive exclusivamente da produção de vídeos para internet.

Seu canal no Youtube, que mensalmente chega a 550 mil visualizações, é voltado para o público que se interessa em tecnologia de forma geral. “Também faço uns rolês fotográficos, a fim de mostrar lugares interessantes e nesses rolês eu aproveito pra testar câmeras de smartphones”, afirma André.

Mesmo sem ter seguido a graduação que cursou, para André, o IFNMG faz parte da história. “Muita gente fala que joguei meu curso fora, porém eu penso completamente o contrário. Eu sou de uma cidade pequena e bem no interior do Norte de Minas, que não me dava perspectiva de olhar o mundo de forma ampla. Com a minha entrada no Instituto de Januária, passei a aumentar essa visão”, relata o produtor.

Para André, o IFNMG ensinou algo além das disciplinas. “Por mais que eu não use a parte técnica, eu uso todos os conhecimentos adjacentes que peguei no curso, que é a oportunidade de conversar com pessoas diferentes, abrindo os olhos para coisas maiores e a própria relação que eu tinha com os colegas, tanto do meu curso, quanto do instituto. Então o IF me ajudou ampliando a minha capacidade de interagir em sociedade”, afirma.

A visitação será publicada no formato de vlog, uma variante de weblogs cujo conteúdo principal consiste de vídeos em que o youtuber usa a câmera em selfie.

O nome do projeto será “Conheça o IfnmgX / #PROJETONOSSOIF”, assim as pessoas podem encontrar vídeos, fotos e postagens em geral, apenas digitando #PROJETONOSSOIF nas plataformas.

“Era um sonho desde sempre estudar no instituto e como eu fui interno no Campus Januária, desenvolvi um amor muito grande pela instituição, então o meu objetivo é tentar mostrar para o máximo de pessoas possível, a amplitude do Instituto Federal, apresentar os cursos, a estrutura do Instituto, para que as pessoas saberem que, dentro do Norte de Minas, tem estudo de qualidade”, diz André.

Acesse:

Canal André Felipe no Youtube
Instagram @fgg_andre

Perfil no Facebook

Cronograma estimado das gravações (pode sofrer alterações a depender do clima):

Montes Claros - 22 e 23/01
Janaúba e Porteirinha - 24 e 25/01
Salinas - 26 a 30/01
Araçuaí - 01 e 02/02
Almenara - 04 e 05/02
Teófilo Otoni - 06 e 07/02
Diamantina - 08 e 09/02