Portal IFNMG - Alunas de IFNMG-Campus Januária recebem menção honrosa em desafio do Google Play Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 08h50 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 10h16

IMG_0264.JPG

As alunas Gabriela Amaro dos Santos e Samara Matos Amaral, do 2° ano do curso do técnico em Informática para Web integrado ao ensino médio do Campus Januária, receberam menção honrosa do desafio Change the Game, promovido pelo Google Play. O desafio é uma iniciativa que visa para apoiar e incentivar a representatividade feminina no mundo dos jogos para celular. Segundo dados apresentados pela ferramenta, apesar de 59% dos jogadores de jogos eletrônicos serem mulheres, elas representam somente 13% dos candidatos para a carreira de desenvolvedor no Brasil. Para receber a menção honrosa, foram escolhidas 500 candidatas.

As alunas do IFNMG, além de receberem menção honrosa, terão acesso a 16 cursos online com os fundamentos da programação para desenvolvimento de jogos (aproximadamente 140 horas). Para concorrer, elas apresentaram uma ideia de jogo baseado na pergunta “O que eu quero ver no futuro?”, detalhando qual seria a motivação do jogo, gênero, funcionamento e recursos do celular que seriam utilizados.

Segundo Samara, a sua ideia foi voltada para a preservação da natureza. “Minha ideia de jogo foi unir tecnologia e preservação da natureza, dois temas que acredito estar dentro do desafio", esclarece a estudante. O jogo gira em torno de uma história central, de um garoto ciborgue que possui a missão de resgatar as memórias dos humanos sobre a Terra. Quanto à forma de jogar, Samara se inspirou em um jogo de que gosta muito, Gorogoa, que possui, segundo ela, uma maneira muito interessante de interagir com os objetivos e pessoas do cenário, tornando-se, praticamente, um enigma.

Já Gabriela propôs uma ideia de jogo FPS (First Person Shooter) da vida real, no qual os movimentos do personagem seriam os seus movimentos. Assim o jogador não só o jogaria parado, como o convencional, mas viveria a emoção do jogo. “Eu quero ver, no futuro, jogos em que as pessoas vivam o jogo e não só fiquem paradas jogando,” aposta Gabriela.

Fonte: www.ifnmg.edu.br/januaria