Portal IFNMG - Campus Araçuaí segue com inscrições abertas para Processo Seletivo diferenciado Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Araçuaí segue com inscrições abertas para Processo Seletivo diferenciado

Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 10h12 | Última atualização em Segunda, 11 de Novembro de 2019, 08h20

Estão abertas até o dia 15/11/19 as inscrições do Processo Seletivo para ingressar nos cursos técnicos presenciais gratuitos do IFNMG-Campus Araçuaí. Trata-se de um Processo Seletivo próprio e diferente do que será realizado pelos demais campi do Instituto: a seleção é totalmente gratuita e feita por meio das notas do ensino fundamental ou do ensino médio, dependendo da modalidade do curso. Ou seja, não haverá prova. Já para o Vestibular para cursos superiores do Campus Araçuaí, as regras, datas e provas são  as mesmas de todo o Instituto.

Confira abaixo os resumos de cada seleção e, para mais informações, acesse os editais.

Processo seletivo – cursos técnicos

Para ingresso nos cursos técnicos do Campus Araçuaí que  iniciam no primeiro semestre de 2020, as inscrições serão realizadas até 15/11/19, por meio de formulário específico, que está disponível no endereço www.ifnmg.edu.br/processoseletivoaracuai ou no próprio Campus (Fazenda do Meio Pé da Serra, s/n, BR 367, km 278, Araçuaí-MG).

Para acessar os editais específicos de Araçuaí, clique aqui.

As vagas para cursos técnicos são distribuídas entre as modalidades integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio. Antes de se inscrever, os candidatos precisam certificar-se sobre a modalidade que pretendem e a qual podem concorrer. Nos cursos técnicos da modalidade integrado, o aluno cursará a partir do primeiro ano do ensino médio no IFNMG e fará, ao mesmo tempo, as disciplinas técnicas. Para fazer um curso técnico na modalidade concomitante, o aluno deve estar cursando o 2º ou o 3º ano do ensino médio em outra escola. Para fazer um curso técnico na modalidade subsequente, o aluno precisa ter concluído o ensino médio.

A seleção dos cursos integrados e dos cursos concomitantes/subsequentes será feita pelas notas finais do 6º ao 8º ano em quatro disciplinas (que variam de acordo com cada curso). Já para o curso subsequente, a seleção é pelas notas do 1º e 2º anos do ensino médio de quatro disciplinas.

As notas devem ser inseridas pelos próprios candidatos no sistema on-line de inscrição, em formato de 0 a 100 pontos. Caso tenha estudado em instituição de ensino que adote um sistema diferente de escala diferente de 0 a 100 pontos, o candidato deverá informar a equivalência entre essas duas escalas, conforme descrição detalhada disponível no Edital. No ato da matrícula, o candidato terá que apresentar a documentação comprovando todas as notas que lançou no sistema.

Cursos técnicos ofertados pelo Campus Araçuaí:

- Modalidade Integrado ao Ensino Médio: Técnico em Agrimensura; Técnico em Agroecologia; Técnico em Informática e Técnico em Meio Ambiente
- Modalidade Concomitante/Subsequente: Técnico em Comércio; Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
- Modalidade Subsequente: Técnico em Enfermagem

O edital, o sistema e o link para inscrição são todos diferentes do processo seletivo para os demais 10 campi do IFNMG. Caso queira saber sobre o processo dos outros campi, clique aqui.

Vestibular – cursos superiores

Já para o Vestibular, as regras, datas e provas são iguais para todo o Instituto: inscrições devem ser feitas até 31/10/10, pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 45,00. As provas do Vestibular serão aplicadas no dia 01/12/19.

Cursos ofertados pelo Campus Araçuaí (todos presenciais): Bacharelado em Administração, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Tecnologia em Gestão em Saúde; Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental

Para informações e inscrições do Vestibular, clique aqui.

Reservas de vagas e Sisu

Tanto para o Processo Seletivo quanto para o Vestibular, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva metade das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, destinadas a quem não estudou todo o ensino médio em escola pública, 5% são reservadas para pessoas com deficiência.

No caso dos cursos superiores, é importante os candidatos saberem que, além do Vestibular, o IFNMG preenche parte das vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que leva em conta as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pelo Sisu, serão preenchidas metade das vagas dos cursos superiores do Instituto, exceto no Campus Januária, em que a entrada é 100% via Sisu. O detalhamento das condições para participação no Sisu será disponibilizado pelo Ministério da Educação.