Portal IFNMG - IFNMG recebe 23 franceses por meio de parceria com o Ministério da Agricultura da França Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 14 de Outubro de 2019, 19h33 | Última atualização em Terça, 15 de Outubro de 2019, 15h35
imagem sem descrição.

Estão nas cidades de Januária, Almenara e Salinas 23 franceses, que chegaram na última sexta-feira, dia 11, para uma experiência de uma semana em terras norte-mineiras. O intercâmbio de curta duração foi viabilizado através de uma parceria que o IFNMG mantém com o Ministério da Agricultura da França, que fomenta o Programa Serviço Cívico, cujo objetivo é promover a integração social por meio do trabalho voluntário.

Durante o período de permanência no Norte de Minas, o grupo participará de diversos momentos que envolvem debates, visitas, entretenimento e troca de experiências com estudantes e servidores. De acordo com Roberta Silva Santos, responsável pela Coordenação de Relações Internacionais do IFNMG, o Instituto já está habituado a receber franceses. “Desde 2014, recebemos franceses, com os que acabaram de chegar, somamos o total de 33 franceses que realizaram estágios, projeto de pesquisa e de extensão aqui no Norte de Minas”, informa.

Apesar dessa quantidade, Roberta comenta que é a primeira vez que o Instituto recebeu uma delegação tão extensa, composta por professores, alunos e um diretor. Ela explica a razão: “Devido a nossa repercussão internacional com os projeto ligados à agronomia, o IFNMG foi bem quisto pela grande parte das escolas agrícolas, por isso recebemos o maior número de franceses em comparação aos demais Institutos Federais”.

Todos os franceses que estão no Brasil cumprindo a missão do Programa Serviço Cívico se encontrarão entre os dias 21 e 25 de outubro no IFGoiano-Campus Urutaí, no Fórum Ciência e Sociedade, evento que tem como objetivo promover a participação de jovens na construção de um território saudável e sustentável.

FrancesasNo total, o IFNMG já recebeu 33 franceses por meio de parceria com o governo francês. Os 23 franceses que acabaram de chegar em terras norte-mineiras terão a oportunidade de vicenciar um pouco do dia a dia e da cultura brasileira nas cidades de Januária, Salinas e Almenara

Boas-vindas

Para receber parte dos franceses que chegou no dia 11/10, a Coordenação de Relações Internacionais realizou um encontro entre servidores da Reitoria intercambistas franceses e estudantes do Instituto que tiveram a oportunidade de fazer intercâmbio por meio do IFNMG.

Entre os convidados, a aluna Ana Luiza Palmeira Amorim, do curso de Engenharia de Alimentos, do Campus Salinas, relatou como foi a experiência de ter morado seis meses na França. “O intercâmbio foi a viagem das oportunidades, principalmente para mim que não possuía condições financeiras para custear uma viagem dessa. Digo que durante o intercâmbio vivi diversos momentos de primeira vez: foi a primeira vez que embarquei em um avião, que vi a neve, que vi o mar, que comi frutos do mar, que fui a um estádio de futebol, que joguei boliche e que fui a um concerto. Durante os seis meses, vivenciei pequenas coisas que mudaram minha forma de enxergar o mundo”, afirma a estudante.

Ana Luiza conta que também teve a oportunidade de mostrar um pouco do Brasil para os franceses, por meio da culinária, música e esporte. Tudo isso porque ao longo de todo o intercâmbio atuou como voluntária em uma instituição. Assim, pôde auxiliar professores e alunos e mostrar algumas riquezas do nosso país.

São essas riquezas que os 23 franceses vão conhecer nessa temporada no Brasil. A estudante Lea Sélam, de 17 anos, está superansiosa para vivenciar um pouco do dia a dia no Norte de Minas. “Queremos aprender mais sobre a cultura e a língua portuguesa”.

Franceses em Januária
Durante esta semana, oitos franceses ficarão em Januária

Depois do evento em Goiás, quatro franceses retornarão para o Norte de Minas, sendo que dois ficarão em Januária e dois em Salinas para o desenvolvimento de um trabalho voluntário mais profundo. Roberta informa que eles receberão bolsa do governo francês, e o IFNMG oferecerá acomodação e alimentação. Todo o custo com deslocamento até a chegada no Instituto é por conta das escolas francesas. O IFNMG também custeará a hospedagem e alimentação para os 23 franceses.

Roberta ainda comunica que ainda há a perspectiva de o IFNMG receber ainda neste ano um professor paraguaio e um professor argentino.